quinta-feira, 30 de abril de 2020

da (re)bertura - 4 de maio


car@s amig@s

como já será do vosso conhecimento, o Plano de Desconfinamento da República Portuguesa preconiza a abertura das LIVRARIAS a 4 de maio, segunda-feira.

dadas as circunstâncias, de risco e de salvaguarda, que todos deveremos continuar a manter, informamos que durante o mês de maio a livraria traga_mundos irá abrir nos seguintes dias da semana e nestes horários:
- todas as segundas-feiras, das 10h00 às 20h00;
- todas as quartas-feiras, das 10h00 às 23h00;
- todos os sábados, das 10h00 às 14h00.
para o mês de junho, avaliando o desenrolar da situação, poderemos rever este funcionamento.

o espaço de loja não poderá a funcionar como de costume! o risco de infecção ainda existe e teremos que tomar medidas para abrir com a maior segurança possível.

apenas poderão estar dentro do espaço 2 clientes de cada vez, havendo a obrigatoriedade de desinfectarem as mãos antes de entrarem com um desinfectante que estará colocado à porta. não iremos permitir a entrada sem que isto seja feito!

é exigido também que todos venham protegidos com equipamento de protecção individual adequado (máscara, principalmente) e solicitamos que evitem tocar ou manipular os livros e outros produtos expostos – atenderemos a qualquer solicitação, com o nosso habitual atendimento personalizado, como é nosso hábito, para mostrar, aconselhar, pegar o livro, etc.

retomamos também o envio de livros pelo correio, que podem escolher no blogue, um mostruário de informação sobre os livros existentes – e acrescentamos a campanha “Livraria às cegas”.

apelamos para a vossa compreensão: será necessário manter a vossa segurança acima de tudo – e da comunidade que nos rodeia (*).

para quem conhece o ambiente especial da traga_mundos sabe que sempre cultivamos o convívio, as boas e demoradas conversas, os abraços, os afectos, as amizades, as partilhas. as velhas mesas do café excelsior proporcionavam com requinte tudo isto em redor de um chá, um vinho, também do generoso. recordamos os eventos periódicos, das leituras e cinema ao tricôt, e de tantas outras iniciativas, que nos reuniam em festivos serões. temos muitas muitas saudades desses momentos...

mas as circunstâncias apelam a que mantenhamos os cuidados. o distanciamento significa que nos queremos manter mais juntos do que nunca! sempre poderão continuar a contactar-nos pelos meios habituais: telefone, telemóvel, facebook, whatsapp, instagram, etc – também para nos encomendarem livros. sempre que não tenham de sair por motivos inadiáveis, como a busca de um livro, recomendamos que fiquem em casa e leiam bons livros...

“para que quando voltarmos a juntar-nos, não falte ninguém”!

antónio alberto alves
30 de abril de 2020

(*) encaramos o Plano de Desconfinamento da República Portuguesa com muitas dúvidas, questões, receios: parece-nos, por diversas razões e circunstâncias, um calendário precoce e precipitado... oxalá estejamos errados!

quarta-feira, 29 de abril de 2020

TL - tertúlia de leituras #28 em casa


[cartaz pelas artes de Gil Machado]

        TL – Tertúlia de Leituras #28
dia 07 de Maio de 2020, quinta-feira, pelas 21h00
da livraria Traga-Mundos, Vila Real, Portugal
[a partir de casa de cada um]

tertúlia de leituras traga_mundos
evento periódico, a repetir-se em todas as primeiras quintas-feiras de cada mês

[NOTA: hoje continuaremos em casa, em isolamento voluntário e solidário. cada um poderá enviar vídeos, de leituras, ou sobre o que leu ou anda a ler, etc. para se partilhar – sobretudo, fiquem em casa e leiam...]


pretende-se um encontro informal de partilha do que andamos a ler: um jornal, um romance, um livro de poesia, uma revista, um trabalho de ciências, um blogue, uma tese de mestrado, uma edição de autor, um álbum de fotografia, uma obra antiga, etc.

não há livros recomendados, só partilhados, e não têm de vir preparados (não é uma apresentação)

participa – e convida um@ amig@ também...

antónio alberto alves
traga_mundos
na primeira quinta-feira de cada mês

terça-feira, 28 de abril de 2020

Dia Mundial da Língua Portuguesa na traga_mundos



transmissão na página da traga_mundos, amanhã, em directo: https://www.facebook.com/livrariatragamundos/


15.30: Sessão inaugural (gravado previamente)
Intervenientes: Presidente da CML, Dr. Fernando Medina; Embaixador da Unesco para o Dia Mundial da Língua Portuguesa, Dr. António Manuel Sampaio da Nóvoa; e Diretor Artístico do Festival Literário 5L, Dr. José Pinho.


15.55: Transmissão do filme A Língua Portuguesa a Gostar dela Própria
Realização: Tiago Pereira
Duração: 5 minutos


16.00: Mesa Viagens da Língua Portuguesa (directo)
Intervenientes: Ana Margarida de Carvalho; Antonio Prata; Flaviano Mindela dos Santos; Germano Almeida; José Eduardo Agualusa; Olinda Beja; moderação de Isabel Lucas.
Descritivo: Dia Mundial da Língua Portuguesa – 5 de Maio – Os escritores convidados, representantes da literatura em diferentes países da CPLP, pronunciam-se sobre a importância deste reconhecimento, conferido à língua portuguesa por parte da Unesco. Trata-se de um formalismo que foi acompanhado, na altura, do argumento do número de falantes, por o português ser a língua oficial de 260 milhões de pessoas e a mais falada no hemisfério Sul, mas isso será o mesmo que dizer que a literatura escrita em português teve aqui também uma consagração mundial?
Duração: 1h15m


17.30: Mesa Literatura de Reconstrução (directo)
Intervenientes: Dulce Maria Cardoso; Isabela Figueiredo; Luís Cardoso de Noronha; Ondjaki e Mbate Pedro; moderação de Afonso Borges.
Descritivo: Cada reviravolta dramática da história de um povo (seja uma guerra, uma crise económica, uma revolução política, uma emergência sanitária, um ataque terrorista, um cataclismo...) exige uma mudança, por vezes radical, da imagem que esse povo tem de si próprio. Nestes casos, impõe-se a necessidade de criar novas visões, capazes de reelaborar, incluir, e ao mesmo tempo ultrapassar o evento traumático. Qual é o papel da criação literária na constituição desta nova identidade? No estado presente de calamidade mundial que estamos a viver, poderá a literatura ser protagonista ativa da reconstrução do mundo que virá? De que forma?
Duração: 1h15m


18.45: Transmissão do filme Vozes do Português
Realização: Tiago Pereira
Duração: 5 minutos



segunda-feira, 27 de abril de 2020

campanha Livraria às cegas



Livraria às cegas

a Traga-Mundos, juntamente com algumas livrarias da RELI - Rede de Livrarias Independentes, aderiu à campanha Livraria às Cegas.

mediante o valor que queiram transferir (*), peçam livros como que de olhos fechados e recebam um pacote surpresa em casa...

caso queiram também podem enviar alguns dados sobre si ou sobre o tipo de livros que querem receber (romance, poesia, infanto-juvenil, ciências, etc., temas ou interesses, etc.).

podem também não dizer nada e ser mesmo “às cegas”...

também podem fazê-lo como oferta para amigos, para qualquer ocasião (aniversário, amizade, natal, etc).

é também uma forma de apoio solidário para com a (re)abertura das LIVARIAS...

recordamo que traga-mundos é uma livraria especializada na temática de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde estão presentes os autores locais e regionais com projecção nacional e universal –  A.M. Pires Cabral, António Cabral, João de Araújo Correia, Miguel Torga, Otílio Figueiredo, etc...
obras em prosa ou poesia; romances, novelas e contos; livros técnicos e revistas temáticas; álbuns infanto-juvenis e de banda-desenhada; de edições de bolso a álbuns de fotografia; de guias turísticos a cd’s e dvd’s, incluindo álbuns de edição cuidada (turísticos, vinhos, vinhos do porto, quintas, castas, etc); de edições de autor a edições de associações e outras instituições; em português e an mirandés; num esforço para se reunir e apresentar num mesmo local a riqueza e a diversidade cultural e literária da região de Trás-os-Montes e Alto Douro – com uma ponte para a Galiza.

antónio alberto alves
4 de maio de 2020

(*) para abarcar a maioria dos livros que existem na traga_mundos, aconselhamos o valor de 19,00 euros.

quinta-feira, 2 de abril de 2020

ReLI - Rede de LIVRARIAS INDEPENDENTES



ReLI – Rede de LIVRARIAS INDEPENDENTES

A Rede de Livrarias Independentes (ReLI) é uma associação livre de apoio mútuo composta por livrarias de todo o território português sem ligação a redes e cadeias dos grandes grupos editoriais e livreiros. 

Procuramos uma coordenação de esforços para enfrentar a crise no mercado livreiro, que vem comprometendo a existência de pequenas livrarias em todo o país — principalmente agora neste período de pandemia —, intervindo junto da sociedade e dos poderes públicos.

ler Carta Aberta