quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Dicionário de Palavras Soltas do Povo Transmontano


“Dicionário de Palavras Soltas do Povo Transmontano” de Cidália Martins, José Pires, Mário Sacramento

Os transmontanos conferem à língua portuguesa uma vitalidade própria. O seu linguajar está repleto de graciosidade, alguma malícia, e muito humor à mistura.
Este dicionário descodifica, de forma simples e descomplicada, o significado desse falar e dizer único e divertido.
A recolha vocabular vai dirigida ao público em geral, acessível a todos, e reflecte o quotidiano dos transmontanos, o modo como se fala.
É um valioso instrumento para dar a conhecer o vasto património da língua portuguesa cuja grande riqueza reside na sua diversidade, como é o caso do linguajar transmontano, sendo ainda um excelente meio de divulgação por este país fora, pelas comunidades portuguesas e no estrangeiro. Uma obra ousada e divertida!



Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também disponível os seguintes títulos: “O Falar de Barroso – O Homem e a Linguagem” de Rui Dias Guimarães, “Pequeno Vocabulário Mirandês-Português” de Moisés Pires, “Dicionário do Falar de Trás-os-Montes e Alto Douro” de Vítor Fernandes Barros; “Falares de Mirandela – um complemento do Mirandelês” e “Mirandela, Outros Falares” de Jorge Lage; “Falar(es) do Zoio – Uma aldeia bragançana em meados do séc. XX” de António Afonso Evangelista, “Língua Charra – Regionalismos de Trás-os-Montes e Alto Douro” Volume I – A-E 568 p. | Volume II – F-Z 606 p. de A. M. Pires Cabral, “Fonologia Mirandesa e outros estudos sobre o mirandês” de José G. Herculano de Carvalho]

Sem comentários:

Enviar um comentário