segunda-feira, 31 de julho de 2017

Os Vikings em Portugal e na Galiza


“Os Vikings em Portugal e na Galiza – As Incursões Nórdicas Medievais no Ocidente Ibérico” de Hélio Pires 

Escandinávia, França, Ilhas Britânicas, Gronelândia e América do Norte. São estes os locais que o grande público associa com frequência aos vikings e com razão, porque deles partiram ou neles protagonizaram episódios memoráveis entre os finais dos séculos VIII e XI. Contudo, é pouco divulgado que estiveram também no território que hoje é português e galego, não de forma esporádica, mas sistemática, e isto ao longo de aproximadamente duzentos anos. Para além disso, na primeira metade do século XII, a presença de nórdicos na costa ibérica persistiu, já não como piratas pagãos, mas como cruzados. 


Esta obra pretende dar a conhecer uma parte da nossa História que se encontra intimamente ligada à da Escandinávia e da Europa ocidental. Quem eram os vikings? De onde vinham, que crenças tinham, quais as suas motivações, até onde chegaram e o que fizeram, não só no que é hoje Portugal e a Galiza, mas também noutros lugares, sendo enquadrados num contexto mais amplo?

Neste livro encontrará as respostas a estas e outras perguntas. Os vários capítulos que o constituem encontram-se tematicamente subdivididos, ajudando a decifrar a informação de fontes nem sempre claras, muitas delas obscuras e quase todas breves. E o resultado, espera-se, será um melhor conhecimento da Idade Viking, que é também uma parte da nossa História, para lá dos clichés da violência e dos elmos com cornos que, na verdade, não eram usados.


HÉLIO PIRES nasceu a 21 de Maio de 1980. É licenciado em Filosofia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e mestre em Estudos Vikings, pela Universidade de Uppsala (2006), tendo realizado o doutoramento em História Medieval, na FCSH/UNL (2012). É investigador do Instituto de Estudos Medievais (IEM-FCSH/UNL) e tem interesses de investigação a História Medieval, os estudos nórdicos e vikings, religiões e mitologias, áreas sobre as quais escreveu diversos artigos e livros.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

Sem comentários:

Enviar um comentário