quarta-feira, 2 de abril de 2014

Nos 40 anos de Algures a Nordeste: A.M. Pires Cabral




A Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real foi convidada para estar presente com uma banca de livros do autor, amanhã, dia 3 de Abril, quando a

UTAD assinala os 40 anos da Primeira Obra de Pires Cabral

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai realizar, no próximo dia 3 de abril, no auditório da Biblioteca Central, uma jornada intitulada “Nos 40 anos de Algures a Nordeste: uma Jornada sobre A.M. Pires Cabral”, ação que pretende assinalar os 40 anos da publicação da primeira obra de A. M. Pires Cabral, Algures a Nordeste.
A jornada é aberta ao público e inicia-se pelas 9:30h, com a estreia do documentário ‘‘A.M. Pires Cabral na primeira pessoa”, do realizador Leonel de Brito. A referida jornada conta com vários oradores convidados e contempla ainda uma visita à exposição ‘‘A. M. Pires Cabral: 40 anos de vida literária’’, que estará patente na Biblioteca Municipal de Vila Real.
A. M. Pires Cabral nasceu em Chacim, Macedo de Cavaleiros, e é autor de uma vasta obra, caracterizada por uma ampla variedade de géneros – da poesia ao romance, passando pelo conto, pelo texto dramático e pela crónica, ensaio e monografia. O homenageado recebeu várias distinções e prémios literários: Prémio Literário Círculo de Leitores, 1983, com o romance Sancirilo; em 2006, O Prémio D. Dinis, com Douro: Pizzicato e Chula e Que Comboio é este; em 2008, o Grande Prémio de Literatura DST, com O Cónego; em 2009 o Prémio Pen Clube de Poesia, com Arado, e, em 2010, o Grande Prémio de Conto ‘Camilo Castelo Branco’ APE/Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, com O Porco de Erimanto.


A livraria Traga-Mundos irá disponibilizar os títulos: “O Cónego”e “A Loba e o Rouxinol” (romance); “O Diabo Veio Ao Enterro”, “O Porco de Erimanto” e “Os Anjos Nús” (contos); “Que Comboio É Este”, “Arado”, “Antes Que O Rio Seque”, “Cobra-D’Água” e “Gaveta do Fundo” (poesia); “Trocas e Baldrocas ou com a natureza não se brinca” com ilustrações de Paulo Araújo (infanto-juvenil); “Língua Charra – Regionalismos de Trás-os-Montes e Alto Douro” Volume I – A-E, 568 p. e Volume II – F-Z, 606 p.; “Páginas de Caça na Literatura de Trás-os-Montes” (selecção de textos e organização, antologia); “Aqui e Agora Assumir o Nordeste” (antologia) selecção e organização de Isabel Alves e Hercília Agarez; “As Águas do Douro” coordenação Gaspar Martins Pereira, “Telhados de Vidro” n.º 18]

Sem comentários:

Enviar um comentário