Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Guia das Aves de Aquilino Ribeiro


“Guia das Aves de Aquilino Ribeiro”

Ana Isabel Queiroz (antologia e texto introdutório)

ilustração Maico (Carlos Pimenta)
música original José Eduardo Rocha (JER)
leitura Fernando Alves

Antologia de excertos da obra aquiliniana nos quais se descrevem mais de 60 aves selvagens, seus habitats e relação com o Homem. A compilação é de Ana Isabel Queiroz, que no ensaio introdutório traça o percurso da descrição de aves desde os primeiros “bestiários” até à literatura científica de hoje, passando pela cultura clássica grega, pela tradição popular e pela literatura portuguesa, na qual Aquilino se destaca como verdadeiro naturalista amador. Desperto pela riqueza e variedade das vocalizações das aves e dotado de um ouvido musical que lhe permitiu verter foneticamente as frases escutadas neste processo de comunicação, o escritor revisita na sua obra a produção acústica da vida selvagem, dando-lhe notoriedade.

A acompanhar o livro, ilustrado por dezenas de aguarelas do biólogo e artista plástico Maico (Carlos Pimenta), um CD áudio regista a leitura de 25 desses excertos por Fernando Alves, enriquecidos por gravações de aves do projecto “Paisagens Acústicas Naturais de Portugal” e separados por 16 peças musicais originais de José Eduardo Rocha.

Aves selvagens mencionadas por Aquilino Ribeiro – Excertos literários classificados por unidade taxonómica

Nomes latinos equivalentes aos nomes comuns usados por Aquilino Ribeiro

Índice onomástico

Guia das Aves de Aquilino Ribeiro é o título de estreia da colecção “BOCAGE - Ciência e Arte”, baptizada em homenagem ao poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage (1765-1805) e ao zoólogo José Vicente Barbosa du Bocage (1823-1907), autor da primeira lista comentada de aves de Portugal Continental (em 1862) e primeiro curador do Museu de História Natural de Lisboa.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

Sem comentários:

Enviar um comentário