Páginas

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Que posso fazer por Trás-os-Montes?




A Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real foi convidada para estar presente com comunicação e com uma banca de livros, e mais algumas coisas e loisas, no

FORUM: QUE POSSO FAZER POR TRÁS-OS-MONTES?

CASA DO POVO DE VARGE – 8 DE NOVEMBRO DE 2014 (14.00 / 19.30)

PROGRAMA

            Comissão Organizadora: Francisco Alves, Manuela Parreiras, Valdemar Roca, António Tiza, Mário Gomes, António Alves e Florindo Preto.
            Comissão de Resoluções:, Valdemar Roca, Francisco Alves e António Tiza.
            APOIOS - Câmara Municipal de Bragança, Junta da União das Freguesias de Aveleda e de Rio de Onor e ADASEC (Associação para o Desenvolvimento de Atividades Sociais, Económicas e Culturais de Varge)
            Nota: Com exceção dos convidados/preletores, o preço do jantar para os participantes é de5 euros.


            1º Painel: O MOVIMENTO DART E A CIDADANIA EM TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO – Moderador: Valdemar Roca 14.00.

            ABERTURA DO FORUM E BOAS-VINDAS AOS PARTICIPANTES – Por Valdemar Roca, prof. Do Ensino Secundário – 14.15.
            OS CIDADÃOS E A CIDADANIA EM TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO - por Francisco Alves do Movimento DART e Prof. Do Ensino Secundário aposentado – 14.20.
            O QUE POSSO FAZER POR TRÁS-OS-MONTES: A TRAGA-MUNDOS – por António Alberto Alves, Sociólogo e Sócio-Gerente da livraria Traga-Mundos de Vila Real – 14.35.

            DOIS MODELOS DE DESENVOLVIMENTO:CAMILO DE MENDONÇA / CCDRN – por João Ortega, Arquiteto e Sócio-Gerente da MorphoPolis de Bragança – 15.05.
            PAISAJES COM MEMORIA. DESPOBLACIÓN EN CASTILLA Y LEÓN. EN CASO DE LA PROVINCIA DE LEÓN -  por Santiago Bayon Vera, Secretario de la Asociacion de Amigos de los Puentes. 15.20.
            PROGRAMAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL DE ESTUDANTES PARA TRÁS-OS-MONTES: UMA PONTE PARA O MUNDO – por Luís Castanheira, Professor Adjunto e Coordenador de Relações Internacionais do Instituto Politécnico de Bragança – 15.35.
            SISTEMATI-CIDADE – por Carlos Sambade, Prof. Do Ensino Secundário aposentado – 15.50.
            Debate – 16.05.
            Pausa para café – 16.15.


            2º Painel: COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA E INTERIORIDADE – Moderador: Francisco Alves – 16.45
            BREVE REFERÊNCIA AO ARTIGO: “GEOGRAFIA DE UM TERRITÓRIO UNIDO PELA FRONTEIRA (NE PORTUGUÊS E O LEONÊS-CASTELHANO)”, do Geógrafo Carlos Abreu 16.45.
            O CAMINHO-DE-FERRO DO DOURO EM TERRITÓRIO ESPANHOL E A ACTUAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE FRONTEIRA TOD@VÍA, por Javier Hernández Mercedes, Diretor da Asociación de Frontera Tod@via – 16.50.
            CAUSAS DETERMINANTES DE LA DESPOBLACIÓN EN SANABRIA-CARBALLEDA: CREACIÓN DE UNA PLATAFORMA CIUDADANA DE LA RAYA PARA CANALIZAR Y EJECUTAR INICIATIVAS CONJUNTAS CONTRA LA DESERTIZACIÓN DE NUESTROS PUEBLOS – por José Rodriguez Ballesteros, Abogado y Portavoz Asociación para La Defensa de Sanabria-Carballeda – 17.05.
            DESDE LO PÚBLICO DESARROLLO DE PUEBLA DE SANABRIA- por José Fernández Blanco, Alcalde de Puebla de Sanabria e Senador – 17-20.
            “LA MEMORIA RESCATADA” DE LA COMARCA DE LA RAMAJERIA – por Belén Rodriguez, Técnico en gestión documental, documentalista y fotógrafa – 17.35.
            A CULTURA COMO ELEMENTO ESSENCIAL DA COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA – Por António Tiza, Prof. Aposentado e Presidente da Academia da Máscara Ibérica – 17.50.
            LA RESPONSABILIDAD DE LOS PODERES PÚBLICOS EN EL ABANDONO DEL INTERIOR - por Manuel Ambrosio Sánchez, Alcalde de Morille, Diputado Provincial e Prof de Salamanca – 18.05.

            O ASSOCIATIVISMO E A PARTICIPAÇÃO CÍVICA - por Mário Gomes, Engº e Presidente da ADASEC (Associação para o Desenvolvimento de Atividades Sociais, Económicas e Culturais de Varge) – 18.35.
            Debate – 18.50.


            Sessão de Encerramento – Coordenação: António Tiza – 19.15.
            Mário Gomes – Presidente da ADASEC (Associação para o Desenvolvimento de Atividades Sociais, Económicas e Culturais de Varge)
            Martin Manceñido – Presidente da Asociación de Amigos de Portugal en España.
            José Carlos Valente Presidente da União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor.
            Manuel Ambrosio Sánchez, Alcalde de Morille.
            José Fernández Blanco, Alcalde de Puebla de Sanabria.
            ENCERRAMENTO DO FORUM – por Hernâni Dinis Venâncio Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança.

            Noite: Jantar comunitário Comemorativo do Lançamento da ADASEC, seguido de Magusto.

[fotografias de Luís Borges]
 

Sem comentários:

Enviar um comentário