Páginas

sábado, 26 de outubro de 2013

Apresentação de "A Última Criada de Salazar" de Miguel Carvalho



Apresentação do livro “A Última Criada de Salazar” de Miguel Carvalho por Patrícia Posse
com a presença do autor
dia 31 de Outubro, quinta-feira, pelas 21h00, na livraria Rosa d’Ouro, em Bragança
dia 1 de Novembro, sexta-feira, pelas 21h00, na Poética – livros, arte e eventos, em Macedo de Cavaleiros
dia 2 de Novembro, pelas 21h00, na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, em Vila Real
dia 3 de Novembro, domingo, pelas 15h00, no Museu do Pão e do Vinho, em Favaios, com a presença de Dona Rosália Araújo (protagonista do livro)
organização do Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro


“A Última Criada de Salazar – A vida doméstica e os dias do fim” de Miguel Carvalho

Em 1969, prestes a completar 14 anos, Rosália Araújo foi contratada para servir António de Oliveira Salazar. Durante anos, conheceu a vida doméstica do palacete de São Bento, liderada pela severa dona Maria, e o lado mais privado do Presidente do Conselho, com os seus hábitos, gostos, desgostos e segredos. No momento da sua morte, em 1970 foi a única empregada presente no quarto do ditador.

A Última Criada de Salazar é o relato minucioso da decadência e dos dias do fim do homem que alcançou o poder em 1932 e só o perdeu três décadas mais tarde.

Após a morte do ditador, Rosália teve convites para ficar em Lisboa, mas regressou a Favaios. Casou, criou família, enviuvou. Padeira fora, padeira continuou. “Precisávamos de outro 25 de Abril”, diz, agora, a antiga criada de Salazar.


«É um livro especial. Extraordinariamente bem escrito, com uma coerência narrativa e um ritmo absolutamente perfeitos, é o exemplo acabado do livro que se lê de um fôlego. Foi de facto o meu caso. Abri-o e só o pousei depois de terminar. O tema e as personagens ajudam, claro. Os últimos anos do regime de Salazar, observados a partir de um microcosmos que foi a sua residência oficial (S. Bento e o Forte de Sto. António do Estoril) e pelos olhos de quem o servia. A D. Rosália, um verdadeiro tesouro de memórias intactas, guia-nos pelo universo particular dos últimos anos da ditadura, com uma visão apolítica da casa onde residia o poder que comandava o, à altura, Império Português. De entre o flagrante contraste entre a dimensão do império até à pequenez do mundo privado do ditador, acompanhamos uma história que em qualquer contexto não deixa de ser uma portentosa tragédia clássica. A queda (e aqui esqueço o episódio da cadeira) de um mito. Toda a descrição dos últimos tempos de vida de Salazar, mas sobretudo a gigantesca encenação que é feita para manter as aparências, chega a parecer irreal. E de certa forma é. É uma realidade que não existe, em absoluto contraponto com um país pobre, pequeno e abandonado à sua sorte, onde apenas as elites contam. É neste equilíbrio delicado e que nunca abandona que o Miguel consegue dar uma imagem de um pais e de uma ditadura em queda, sem nunca cair no que seria fácil, o tomar partido. É um retrato de um homem incontornável no Séc. XX português, feito a partir de dentro. Um quadro pintado em proximidade.» [Ricardo, blogue Estante Acidental]


Miguel Carvalho nasceu no Porto em 1970 e é repórter da revista Visão desde dezembro de 1999. Em 1989, concluiu o Curso de Radiojornalismo do Centro de Formação de Jornalistas do Porto. Trabalhou no Diário de Notícias e no semanário O Independente. Recebeu o Prémio Orlando Gonçalves (Jornalismo), em 2008, e o Grande Prémio Gazeta, do Clube dos Jornalistas, em 2009. Algumas das suas reportagens têm merecido referência em títulos como The New York Times, El País, Daily Telegraph, Veja ou O Globo.

«Esta apresentação insere-se na dinâmica do Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro, que pretende criar uma colaboração entre as diversas livrarias aderentes, nomeadamente na apresentação de autores e na partilha de edições locais. Assim, o livro “A Última Criada de Salazar” de Miguel Carvalho será apresentado em Bragança, dia 31 de Outubro, quinta-feira, pelas 21h00, na livraria Rosa d’Ouro; em Macedo de Cavaleiros, dia 1 de Novembro, sexta-feira, pelas 21h00, na Poética – livros, arte e eventos; em Vila Real, dia 2 de Novembro, pelas 21h00, na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro; e em Favaios, dia 3 de Novembro, domingo, pelas 15h00, no Museu do Pão e do Vinho.»


Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00

Próximos eventos:

- 1 a 27 de Novembro de 2013: exposição de gravura da artista plástica Loirí Vechio;

- 9 de Novembro de 2013 (sábado), das 14h30 às 18h30: Oficina de Fotografia por Rita Almendra;

- 11 de Novembro de 2013 (segunda-feira): São Martinho e Magusto na Traga-Mundos [Prova dos Cinco (sentidos)];

- 16 de Novembro de 2013 (sábado), pelas 21h00: Curso de Prova de Vinho do Porto [Prova dos Cinco (sentidos)];

- 17 de Novembro de 2013 (domingo), pelas 15h00: visita a Coimbra de Mattos [Prova dos Cinco (sentidos)];

- 3 a 30 de Janeiro de 2014: exposição de fotografia e poesia “Alma Tua”;

- 18 de Janeiro de 2014 (sábado), pelas 21h00: Curso “Harmonizar vinho e gastronomia” [Prova dos Cinco (sentidos)];
- 25 de Janeiro de 2014 (sábado); pelas 20h00: jantar vínico no restaurante Terra de Montanha. [Prova dos Cinco (sentidos)].

Sem comentários:

Enviar um comentário