Páginas

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

TL – Tertúlia de Leituras #34

 [cartaz pelas artes de Gil Machado]

 

TL – Tertúlia de Leituras #34

dia 05 de Novembro de 2020, quinta-feira, pelas 21h00

da livraria Traga-Mundos online, Vila Real, Portugal

 

 tertúlia de leituras traga_mundos

evento periódico, a repetir-se em todas as primeiras quintas-feiras de cada mês

 

[NOTA: hoje voltaremos a ficar em casa, pelo «dever cívico de recolhimento domiciliário», ou em isolamento voluntário e solidário. cada um poderá enviar vídeos, de leituras, ou sobre o que leu ou anda a ler, etc. para se partilhar – sobretudo, fiquem em casa e leiam...]

via https://www.facebook.com/livrariatragamundos/ | https://www.instagram.com/traga_mundos_livraria/ |

https://www.facebook.com/Traga_Mundos-Galiza-1773082026109252/

  

[Ao escrever, e independentemente do valor do que escrevo, tenho às vezes a vaga consciência que contribuo, embora modestamente, para o aperfeiçoamento desta terra onde um dia nasci para nela morrer um dia para sempre.

Ruy Belo, “Breve Programa para Uma Iniciação ao Canto – Transporte no Tempo” (1973)]

  

pretende-se um encontro informal de partilha do que andamos a ler: um jornal, um romance, um livro de poesia, uma revista, um trabalho de ciências, um blogue, uma tese de mestrado, uma edição de autor, um álbum de fotografia, uma obra antiga, etc.

 

não há livros recomendados, só partilhados, e não têm de vir preparados (não é uma apresentação)

 

participa – e convida um@ amig@ também...

 

antónio alberto alves

traga_mundos

na primeira quinta-feira de cada mês

  

António Alberto Alves

Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro

Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real

2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00

259 103 113 | 935 157 323 | @gmail.com"traga.mundosHYPERLINK "@gmail.com%22traga.mundos1@gmail.com"1HYPERLINK "@gmail.com%22traga.mundos1@gmail.com"@gmail.com

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

sobre Vila Real


 «Há nove anos, António Alves decidiu abrir a livraria Traga-Mundos, um espaço “único” dedicado à leitura e à cultura, que pela primeira vez não abriu num feriado, o 5 de outubro. “Sentimos que não vale o esforço, desistimos”, este foi o desabafo deixado numa publicação nas redes sociais, onde sublinhou ainda que Vila Real é uma cidade que “destrói o seu património, a sua memória edificada – incluindo árvores, que abate ou mutila. É uma cidade que vai perdendo a sua identidade, singularidade, a memória histórica e também um valor turístico”. “Acusámos um pouco o cansaço, por sermos quase os únicos a estar aqui sempre abertos”, frisa à VTM, adiantando que à sua volta vê “tudo isto a definhar cada vez mais”. “Não se deve destruir o património, com a retirada de pedra antiga para colocar outra igual àquela que há em todo o lado. As pessoas querem passar nas ruas e sentir emoções, por isso não se deve destruir o que já existe, para fazer passeios mais largos, que não têm qualquer história para contar. Ao destruirmos tudo isso, é um erro enorme e estamos a colocar em causa o futuro de uma próxima geração, que aqui queria investir”.

 António Alves lamenta também que se aposte “apenas em hipermercados, num centro comercial, em sítios de ‘fast-food’ ou em corridas de automóveis”. “Não compreendo que não haja uma placa na cidade a indicar onde fica o centro histórico, quando há tantas a indicar hipermercados”.

 Ao seu redor, na rua principal de comércio tradicional, “estão cerca de duas dezenas de lojas encerradas, inactivas, vazias ou decadentes, num cenário que não é recente, pois acontece há cerca de nove anos, quando abrimos”, lamenta o lojista, frisando que são tomadas medidas “sem pensar, nem ouvir ninguém”. “Este conjunto de obras parece que é para melhorar, mas temos muitas dúvidas que vá melhorar alguma coisa, pois veio na pior altura, em que acabamos por ficar sem clientes”.

 O mês de agosto é sempre bom, com a vinda dos emigrantes, mas este ano não vieram tantos como era habitual devido à Covid-19. “Ajudou-nos a respirar, assim como a realização da Feira do Livro do Porto, que correu muito bem. Agora baixou porque estamos também a lidar com uma situação desconhecida”, em que se agrava o medo das pessoas de saírem de casa, o que “não é bom para o nosso negócio, pois dependemos da vinda das pessoas”. Por isso, era “importante dinamizar a zona histórica com eventos culturais que tragam pessoas para a rua”, lembra António Alves, exemplificando com a cidade de Allariz, em Espanha, que “promove circuitos” em volta de toda a cidade. “Todos precisamos uns dos outros e o comércio pode dar um contributo a Vila Real”.»

 “Comerciantes não sabem até quando vão resistir no meio da incerteza e abandono” por Márcia Fernandes, “A Voz de Trás-os-Montes” n.º 3648, 22 de outubro de 2020

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Esteva | Gum rockrose | Cistus ladanifer

 


Esteva | Xara* | Gum rockrose | Cistus ladanifer

 (*) an Mirandés

Esteva é a espécie incontornável em qualquer jardim que pretenda ter mais biodiversidade. Arbusto perene que pode alcançar até 2 mde altura. As suas folhas exalam uma resina muito aromática, o lábdano, utilizada na Indústria de perfumes. Possui uma intensa floração durante toda a Primavera, de magníficas e vistosas flores brancas com ou sem máculas púrpura, para deleite de abelhas e outros insectos polinizadores! Adapta-se a diversos tipos de solo, excepto calcários, e não exige regas frequentes. Pelo contrário! Indicada para qualquer tipo de jardins.

Todos os lotes de sementes são previamente testados estando garantida a sua boa-qualidade germinativa.

Tempo de Germinação: 2 Semanas

Peso: 1 g

N.o Sementes: 200

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos –lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial... [também disponível: arruda, rosmaninho, roselha-grande, saudades-roxas, capuchinhas, dedaleira, papoila, tremoço-azul, chicória, bocas-de-lobo, macela-real]

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Cabide Andorinha em Metal

 


Cabide Andorinha em Metal

Decore a sua casa com andorinhas! Estes cabides estão prontos para voar com o seu casaco, chaves e jóias. Fazem um belo conjunto e efeito na parede. São feitos em liga metálica de 2mm resistente. Com dois furos para colocação de parafusos que não estão incluídos. Assim poderá escolher o mais adequado ao suporte que pretender.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...



domingo, 11 de outubro de 2020

Quinta dos Mattos Colheita Porto 1970

 


Quinta dos Mattos Colheita Porto 1970

Cor castanha com notas verdes. Aroma complexo e intenso, notas de frutos secos, figos, amêndoas, mel, caril e madeira. Muito equilibrado na boca, concentrado, boa acidez, sabor a frutos secos, especiarias, com um final muito longo e persistente.

Tipo: Porto Colheita

Região: Port wine

Variedades: Tinta Amarela,Tinta Roriz,Touriga Franca

Colheita: 1970

Capacidade: 750 ml

Volume: 20%

Enólogo: Jean Hugues Gros

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...



sábado, 10 de outubro de 2020

banca de livros traga_mundos & aira das letras


7.º Poemagosto - Festival Internacional de Poesia de Allariz, Galiza

banca de livros traga_mundos (Portugal) & aira das letras (Galiza), poeticamente livrarias irmãs

foto de Carlos Da Aira



sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Lobo, rei da floresta portuguesa

 


“Eu Sou Lobo – o Rei da Floresta Portuguesa” texto Ricardo J. Rodrigues, ilustrações Susana Diniz e Pedro Semeano

 

«O Lobo - Ibérico, o maior predador português, é diferente de todos os outros. Vive apenas a oeste dos Pirenéus e é uma espécie protegida em Portugal desde 1989.

Esta história permite conhecer mais sobre esta espécie ameaçada, a sua proteção, os seus hábitos e família.

A Imprensa Nacional - Casa da Moeda associa-se ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e as vendas do livro e da moeda dedicada ao Lobo - Ibérico contribuem diretamente para a sua proteção.»

 

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

[também disponíveis os seguintes títulos do autor Ricardo J. Rodrigues: “Malditos – histórias de homens e de lobos”]



quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Passeio entre serras e letras, cousas e loisas - Marão, Campanhó

 


Vamos ao encontro de serras escritas na paisagem que se forma imensa...

entre pedras e folhas, cores e cheiros, sons dos ribeiros...
despertam os sentidos..
em harmonia com a Natureza sussurram no vale...
palavras que o vento leva ...
e trás o encanto de uma história...
ao virar de uma página.
A Campanoo e a Traga-Mundos convidam a expêrienciar este passeio entre letras e contemplar a Natureza onde as serras do Marão e do Alvão se abraçam.
Traga algo para ler ou contar e para comer ou petiscar...
partilhar...
um livro, uma frase, um texto, ...
Características do Percurso:
- Perfil Circular
- Distância aproximada 4,5km
- Dificuldade: Fácil/ Moderada
Programa:
Para partilha de boleias:
7h30- ponto de encontro: Traga_Mundos, Rua Miguel Bombarda 24, 26, 28 5000-625 Vila Real (para organização do transporte entre todos os participantes)
ou
8.30h- Ponto de encontro: aldeia de Campanhó - Mondim de Basto Largo do Pereira
Coordenadas GPS: N_ 41º19,3362' / W_ 7º55,7902'
(opcional ir directo para este local)
9h00- Início da actividade
12h30 – Almoço volante da responsabilidade de cada participante
16h00h – Fim da actividade (previsto)

Inscrição obrigatória e limitada (até dia 15 de Outubro de 2020):
(condições especiais para sócios da Campanoo)
Formulário de Inscrição no link:
ou pelos seguintes contacto:
Campanoo:
tlm: 91 440 47 47
e-mail: campanoo.a@gmail.com
mensagem privada (facebook)
Traga-Mundos:
tlm: 93 515 73 23
e.mail: traga-mundos1@gmail.com
Contributo:
Sócios da Campanoo - 12 euros
Outras inscrições - 15 euros
Após inscrição receberá informação com dados para pagamento, ficando validada após envio de comprovativo para o email.

Inclui:
Acompanhamento por guias
Seguro
Infusão da flora local
Recomendações:
- Água;
- Farnel para almoço;
- Calçado e roupa adequados + muda de meias + calçado;
- Impermeável, em caso de previsão de chuva;
- Máquina fotográfica
• Respeite as indicações dos guias
• Evite atitudes que perturbem o meio ambiente
• Não abandone lixo
Advertências:
A actividade iniciará à hora prevista, com tolerância máxima de 15min.
A realização da actividade está sujeita a um número mínimo de participantes, caso o número de inscrições seja inferior, a Campanoo reserva-se ao direito de adiar ou cancelar a mesma, sendo todos os inscritos informados e devidamente reembolsados dos valores pagos até à data.
Igualmente em caso das condições não serem favoráveis, sendo que pequenas alterações atmosféricas , tais como chuva fraca ou moderada ou nevoeiro, não são considerados motivos de cancelamento da actividade.
Prevenção Covid-19: respeite o distanciamento social e uso de máscara.
Grupo limitado a 10 pessoas.
Organização:
Campanoo_Associação Cultural, Ambiental e Patrimonial
Traga-Mundos Livros, Vinhos, Coisas e Loisas

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Tipos Curiosos – Pequena História das Letras


“Tipos Curiosos – Pequena História das Letras” 

texto Ricardo Henriques | ilustrações Madalena Matoso | com Rúben Dias



Este livro põe os pontos nos is, as serifas no seu lugar e a tinta nos caracteres para te contar uma história do alfabeto latino e revelar segredos sobre tipos e tipografia.
Com a ajuda das letras K, W e Y vamos aprender a distinguir um itálico de um italiano e uma cauda de uma orelha. Pelo meio há fundidores, designers, um zorro vaidoso, um bidé felpudo e, espera-se, nenhuma gralha. 

Texto de Ricardo Henriques
Ilustração de Madalena Matoso
Co-autoria e consultoria científica de Rúben Dias 

Observações: Inclui um escantilhão que convida à construção de letras e letterings de todos os tamanhos e feitios. 

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...



quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Terra Morena com a música e memória de Zeca Afonso no 7.º Poemagosto, Allariz, Galiza


Terra Morena é um trio amador da cidade de Ourense (Galiza) que leva mais de 20 dedicando-se a espalhar e manter viva a música e memória do grande cantor português José (Zeca) Afonso, adaptando o extenso repertório do autor de “Grândola” ao particular “jeito”do grupo.

Zeca Afonso visitou a Galiza em diferentes ocasiões, cantando em Ourense, Lugo e Santiago de Compostela e manifestou publicamente o seu profundo amor e solidariedade com esta terra: “Galiza é a minha pátria espiritual”, chegou a dizer. Em 10 de maio de 1972, num concerto celebrado em Santiago de Compostela, José Afonso interpretou por vez primeira “Grândola Vila Morena”, a canção que dois anos depois se iria converter no símbolo da Revolução dos Cravos.
O grupo está formado por Bernardo Marques (voz, viola, acordeão e harmónica), Heitor Real (voz, viola elétrica, baixo eletroacústico, tamboril e triângulo) e Xico Paradelo (voz, bombo e instrumento exótico). Têm atuado em diferentes locais da Galiza e também no norte de Portugal.