Páginas

sábado, 30 de junho de 2018

Poemas simples na traga_mundos


No próximo dia 6 de Julho vou estar com o meu amigo António Alberto Alves para apresentar na sua Traga_Mundos o meu livro “Poemas simples para corações inteiros”. Quis o acaso das tempestades que o abraço de alegria que sempre nos marca os encontros desta vez vá ser de alguma tristeza, porque o seu coração, tão inteiro como os mais inteiros que já conheci na vida, sofreu mais um golpe profundo, e a sua livraria, projecto lindo a florir para o deserto que é este mundo, tantas vezes, corre o risco de secar e perder as pétalas. Mas o que eu levarei comigo também, para esse abraço, nesse dia, é a força de acreditar na sua própria força. Apesar do cansaço, não há desespero quando a vontade sabe o caminho para o sonho. Saiba agora a gente de perto e de longe merecer continuar a beber desse sonho.
António: “Talvez haja ainda um corredor iluminado/ entre o mundo e o silêncio” (In Poemas simples para corações inteiros, p. 45)
Podem conhecer melhor a Traga_Mundos aqui no FB ou aqui: http://traga-mundos.blogspot.com/
[a foto é do meu filho Bernardo, e faz parte do livro]

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Monsenhor Ângelo Minhava - o músico e o pedagogo


“Monsenhor Ângelo Minhava – o Músico e o Pedagogo” de Altino Moreira Cardoso

A base deste livro é o discurso proferido por Altino M. Cardoso numa homenagem ao P. Minhava promovida pela Câmara de Mondim de Basto.

O P. Minhava foi professor em todas as escolas de Vila Real, mas sempre manteve um carinho especial pelo Orfeon do Seminário, que fundou e dirigiu, com comprovadíssimo sucesso.

O autor de MONSENHOR ÂNGELO C. MINHAVA-O MÚSICO E O PEDAGOGO foi discípulo de Monsenhor Ângelo C. Minhava no seminário de Vila Real e lembra o Mestre desde os primeiros passos na música e traça as linhas principais da actividade cultural por ele exercida, através da Música, nesse mundo de muros.

O livro transcreve muitas pautas e enumera algumas peças do abrangente – e surpreendente - repertório orfeónico, que engloba arranjos de cantigas populares e ainda peças clássicas, como a SERENATA de Schubert, o AMEN de Berlioz ou o ALLELUIA de Haendel… e, mesmo, de óperas, como o CORO DOS MARINHEIROS, da MADEME BUTTERFLY de Puccini.

Sendo a MARCHA DE VILA REAL uma música muito amada e conhecida, o autor, também compositor, elabora um esquema fónico, rítmico e estrutural, com que pode ser descrita a base desta aceitação universal.

Em conclusão, algumas fotografias do seminário completam a expressão da saudade contida nesta homenagem ao Mestre e Amigo recentemente falecido.


Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também disponível do autor os seguintes títulos: “O Homem do Douro nos contos de João de Araújo Correia”; “Canções para todas as Escolas” – exemplares esgotados na editora, “Grande Cancioneiro do Alto Douro” Volume I – Cantigas da Vinha (600 músicas e letras) com um estudo prévio, Volume II – Tunas Rurais, Natal – Reis – Embalar, Rimances, Cantares Religiosos, Cantares do Trabalho, Cantares ao Desafio, Volume III – Os Cantares em Contexto – histórico, literário, musical, europeu”; “Cancioneiro Ancestral Barrosão” com Padre António L. Fontes; “Rimanceiro do Alto Douro – 110 rimances com um estudo introdutório”, “A Magna Carta da História do Vinho do Porto – a escritura de Cister (1142)”, “Do Vinho de Missa de Cister ao Vinho do Porto – a ‘magna karta’ de 1132”, “Os Bobos Durienses de D. Sancho I e o início do Teatro Português”, “Poesia Tradicional Duriense – com D. Sancho I, o Primeiro Trovador”, “Leonardus, o Profeta – Canções e Histórias da Pátria Antiga”; “Manuel do Mundo” de Altino Moreira Cardoso, drama duriense, baseado em dois contos de João de Araújo Correia]


quarta-feira, 27 de junho de 2018

As Artes Entre As Letras n.º 220


"As Artes Entre As Letras" | n.º 220 | 27 Junho de 2018 | quinzenalmente às quartas | 2,00 euros

9.º ANIVERSÁRIO

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também disponível os seguintes números: 198 / 199, 200 – 8 anos, 201 / 202, 203, 204, 205, 206, 207, 208, 209, 210, 211, 212, 213, 214, 215, 216, 217, 218, 219]

terça-feira, 26 de junho de 2018

that's all folks!


THAT’S ALL FOLKS!

car@s amig@s

«como de lugar nenhum onde estivemos
alguma vez regressámos»
José Tolentino Mendonça, “Longe Não Sabia”

regressado da belíssima Festa dos Libros em Pontevedra, Galiza, deparei com a cave da livraria inundada – resultado do que me contam ter sido uma violenta trovoada...

ficaram afectados uma vintena de caixas com livros e de outros diversos materiais. não podendo ainda apurar o valor total dos prejuízos – esperando a visita de peritagem da seguradora –, desde já poderei adivinhar que é um rude golpe, irrecuperável...

não tenho forças para continuar a lutar...
sabendo que a seguradora irá tudo fazer para não pagar – como já aconteceu – ou para pagar o menos possível;
sentindo que atravesso um período menos feliz, de pouca sorte – também em termos pessoais;
reconhecendo que não posso enfrentar catástrofes ditas naturais – ou os insondáveis humores de São Pedro;
revelo que não tenho mais forças para continuar nesta luta...

somo mais de 6 anos em luta nesta cidade, que até nas tempestades é ingrata! foi como a gota que fez transbordar o copo cheio...

a traga_mundos terá de encerrar a médio prazo – o tempo de conseguir alienar o seu espólio para, pelo menos, pagar os prejuízos...

antónio alberto alves

domingo, 17 de junho de 2018

sexta-feira, 8 de junho de 2018

"Farinha" - o livro que foi proibido em Espanha!


“Farinha” de Nacho Carretero

o livro que foi PROIBIDO EM ESPANHA...

Um trabalho jornalístico minucioso que revela a história negra do contrabando e do narcotráfico na Galiza…
Nos anos 90, 80% da cocaína que chegava à Europa desembarcava nas costas galegas. Para além da sua posição geográfica privilegiada, a Galiza dispunha de todos os ingredientes necessários para se converter numa "nova Sicília": atraso económico, uma centenária tradição de contrabando (principalmente com Portugal) e um clima de admiração e tolerância em relação a uma cultura criminosa herdada da época dos "inofensivos" e "benfeitores" chefes do tabaco. Os clãs, poderosos e fechados, cresceram num clima de impunidade consolidada graças à apatia e cumplicidade da classe política e forças de segurança.


Através de testemunhos diretos dos intervenientes, Farinha inclui ainda uma análise dos clãs que continuam as suas operações hoje em dia. Porque ao contrário da crença mediática e popular - tal como demonstra este livro -, o narcotráfico continua vivo na Galiza.

Nacho Carretero (Corunha, 1981) é um jornalista galego que trabalhou para a XL Semanal, o El Mundo e o El Español. Escreveu sobre o genocídio no Ruanda, o ébola em África, a Síria ou o seu amado Deportivo de La Coruña. Atualmente, é repórter no El País. Contar a história do narcotráfico galego era um sonho jornalístico que tinha há vários anos.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também disponível a seguinte obra: “La Coca” de J. Rentes de Carvalho]

quinta-feira, 7 de junho de 2018

libraría convidada de Portugal


Estamos organizando unha festaza en Pontevedra para a fin de semana do 22 ao 24 de xuño: a #FestaDosLibros18, na praza da Ferraría de Pontevedra.

Amplo horario: de 11 a 14.30 h e de 18 a 23.00 h

Vai ser toda unha celebración arredor do libro e a lectura e -desde xa- estades todos e todas convidados/as!

Feira literaria con 15 librarías da cidade + 1 libraría convidada de Portugal (que ofrecerán un 10% de desconto nas túas compras), presentacións e firma de libros, contacontos, recitais, concertos, obradoiros...

Anota na túa axenda!

 A Festa dos Libros é unha iniciativa do Concello de Pontevedra


quarta-feira, 6 de junho de 2018

na Festa dos Libros em Pontevedra, Galiza


A livraria Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real, foi convidada para participar com uma banca de livros, na Festa dos Libros, nos dias 22, 23, e 24 de Junho de 2018, em Pontevedra, Galiza.

«Co verán chegará á cidade de Pontevedra a #FestadosLibros18. Xa temos datas. Será os próximos días 22, 23 e 24 de xuño de 2018 na praza da Ferraría.

Teremos: presentacións, venda de libros, sinaturas de autores/as, música, contacontos, obradoiros, recitais... todo isto e moito máis, na única festa co libro e a lectura como absolutos protagonistas. Anota na túa axenda!

A Festa dos Libros é unha iniciativa do Concello de Pontevedra»


domingo, 3 de junho de 2018

Tricotar em Público - mesmo com chuva!


Mais um dia Mundial de Tricotar em Público em Vila Real! Juntem-se a nós na Oficina das Artes do Teatro Municipal de Vila Real (alteração do local pela previsão meteorológica de chuva...) e tragam restos de linhas/botões/fitas, etc, para o nosso projeto comum, um Espantalho novo para a Traga-Mundos!



sábado, 2 de junho de 2018

Livraria Preferida 2018: a livraria mais votada a Norte...


car@s amig@s

a traga_mundos agradece a tod@s que votaram, nomeadamente para nos colocarem em 9.º lugar como a livraria preferida dos portugueses em 2018 – concurso de votação online promovida pela APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.

recordamos que em 2014 a traga_mundos obteve o 6.º lugar, em 2015 o 4.º lugar, em 2016 o 5.º lugar e em 2017 o 6.º lugar...

a traga_mundos mantém-se como a livraria mais votada a Norte, de Trás-os-Montes e Alto Douro à Galiza – somando votos também no Brasil, na Guiné-Bissau, em Cabo Verde.

a todas as livrarias independentes, e respectiv@s livreir@s, a nossas felicitações – nomeadamente à livraria A das Artes e a Joaquim Gonçalves, recordando que Livros, é nas Livrarias!

a tod@s e a cada um@, um bem-haja..

antónio alberto alves

sexta-feira, 1 de junho de 2018

TL - tertúlia de leituras #5

[cartaz pelas artes de Gil Machado]

TL – Tertúlia de Leituras #5
dia 07 de Junho de 2018, quinta-feira, pelas 21h00
na livraria Traga-Mundos, Vila Real, Portugal

tertúlia de leituras traga_mundos
evento periódico, a repetir-se em todas as primeiras quintas-feiras de cada mês

«Uma leitura original de um poema cria, a rigor, um segundo poema, e às vezes até melhor do que o poema “original”. Certa feita, observei que o autor é o proprietário do texto, mas não é o proprietário do sentido do texto, mais sábio e inteligente do que seu autor.»
António Carlos Secchin, poeta, ensaísta e crítico brasileiro


pretende-se um encontro informal de partilha do que andamos a ler: um jornal, um romance, um livro de poesia, uma revista, um trabalho de ciências, um blogue, uma tese de mestrado, uma edição de autor, um álbum de fotografia, uma obra antiga, etc.

não há livros recomendados, só partilhados, e não têm de vir preparados (não é uma apresentação)

aparece – e trás um@ amig@ também...

antónio alberto alves
traga_mundos
na primeira quinta-feira de cada mês


António Alberto Alves
Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00

Próximos eventos:
- dia 7 de Junho de 2018, quinta-feira, pelas 21h00: TL – tertúlia de leituras #5, na Traga-Mundos, Vila Real, Portugal; [evento periódico, a repetir-se em todas as primeiras quintas-feiras de cada mês]
- dia 9 de Junho de 2018, sábado, a partir das 10h00: Dia Mundial do Tricotar em Público, Parque Côrgo, Vila Real, Portugal;
- dia 9 de Junho de 2018, sábado, pelas 21h00: apresentação do livro “Corpo a Corpo” de Carlos da Aira (Galiza), com a presença do autor e da editora Virgínia do Carmo, na Traga-Mundos, Vila Real, Portugal;
- dias 22, 23, e 24 de Junho de 2018: participação com uma banca de livros na Feira do Livro, Pontevedra, Galiza;
- dia 5 de Julho de 2018, quinta-feira, pelas 21h00: TL – tertúlia de leituras #6, na Traga-Mundos, Vila Real, Portugal; [evento periódico, a repetir-se em todas as primeiras quintas-feiras de cada mês]
- dias 6, 7 e 8 de Julho de 2018: participação com uma banca de livros, e mais algumas coisas e loisas, no PAN – Encontro e Festival Transfronteiriço de Poesia, Património e Arte de Vanguarda em Meio Rural, em Vilarelhos, Alfândega da Fé, Portugal;
- dias 7 e 8 de Julho de 2018: participação com uma banca de livros na Feira do Livro, Allariz, Galiza;
- dias 20, 21 e 22 de Julho de 2018: participação com uma banca de livros, mais algumas coisas e loisas, no PAN – Encuentro y Festival Transfronterizo de Poesia, Patrimonio y Arte de Vanguardia en el Medio Rural, em Morille, Salamanca, Espanha;
- dias 18, 19 e 20 de Outubro de 2018: participação com uma banca de livros, mais algumas coisas e loisas, no seminário “Santuários”, Museo Etnográfico de Castilla Y León, em Zamora, Espanha;
- e ao longo de 2018 haverá mais, sempre muito mais...