domingo, 30 de junho de 2013

Provérbios em pintura


Exposição de pintura “Provérbios” de Marcía Toscan
inauguração: dia 5 de Julho (6ª Feira), pelas 21h00
exposição de 5 a 23 de Julho de 2013
na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, em Vila Real


É comum pronunciarmos um provérbio perante situações cotidianas, pois estes possuem um sentido lógico. Esses provérbios foram sendo passados por gerações e muitas vezes nos ajudam a terminar uma conversa com “chave de ouro”.
Desde modo querendo resgatar um pouco dessa tradição, de uma forma divertida, pesquisei junto a algumas pessoas quais foram os provérbios que elas mais ouviram em seus lares e, os mais citados escolhi para realizar estes trabalhos em pintura com uma interpretação contemporânea.
Espero que gostem!

Marcia Toscan (1969) reside na cidade de Cascavel, Paraná, Brasil. É professora do curso de Artes Visuais na Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel, mantida pela União Pan-América de Ensino (UNIPAN / ANHANGUERA), possui experiência na produção e no ensino de desenho, expressão plástica, expressão tridimensional e fotografia. Graduou-se em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de LondrinaFez pós-graduação em Docência no Ensino Superior e em Propaganda, Marketing e Publicidade.
Atualmente faz Mestrado em Ciências da Cultura na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD – Vila Real, Portugal. – UEL. Realizou diversas exposições em pintura, escultura e fotografia individual e coletivas sendo as mais significativas desde 2009, 2010 e 2011 no Museu de Arte de Cascavel, no SESC e Centro Cultural.

Este evento resulta de uma parceria de colaboração entre a Traga-Mundos, a Fundação Casa-Museu Maurício Penha e o Ciclo Cultural da UTAD.


Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
259 103 113 | 935 157 323 | traga.mundos1@gmail.com


Próximos eventos:
- dia 6 de Julho de 2013, pelas 21h00: Cozinhando com amor...” tertúlia-degustação da gastronomia da Galiza por Estefanía Seijas Acosta;
- dias 12 e 14 de Julho de 2013: oficina de gravura por Loísi Vechio (Brasil), com o apoio da Fundação Casa-Museu Maurício Penha;
- dia 13 de Julho de 2013 (sábado), pelas 21h00: apresentação do livro “O Manco Entre Deus e o Diabo” de António Sá Gué;
- dia 20 de Julho de 2013 (sábado), pelas 21h00: workshop “fazer tofu em casa” por Maria Feliz;
- dia 21 de Julho de 2013: passeio pedestre por Lagoa Trekking;

- dia 27 de Julho de 2013: workshop de fotografia Pinhole por Catarina Lima.


sábado, 29 de junho de 2013

Bilha de Segredo (Bisalhães)


A Bilha de Segredo é uma das peças mais antigas criada pelos oleiros de Bisalhães. Como o próprio nome indica esta pequena cântara esconde em si um truque para apanhar os mais distraídos. A Bilha apresenta um pequeno orifício na base superior, local onde devem pousar os lábios, mas possuí uma série de aberturas, por onde pode passar a água. Para se conseguir beber sem nos molharmos, é necessário tapar um furo escondido por detrás da pega e sorver o líquido pelo buraco superior (Campos e Carvalho, 1999).

Recordamos que a Traga-Mundos tem o orgulho e missão de sempre disponibilizar ao longo do ano a arte da olaria negra de Bisalhães das mãos de Cesário da Rocha Martins, um dos três septuagenários oleiros que restam na actividade – os desenhos são traçados pela sua mulher, Adurinda Martins Cigre.


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Tertúlia-degustação da gastronomia da Galiza


Cozinhando com amor...” tertúlia-degustação da gastronomia da Galiza
por Estefanía Seijas Acosta
6 Julho 2013 (sábado), pelas 21h00
na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, em Vila Real

O meu nome é Estefania Seijas Acosta, nasci em La Coruña, na Galiza (Espanha) e sou estudante da licenciatura de Veterinária na Universidade de Santiago de Compostela em Lugo. Neste ano lectivo de 2012-2013 estou a frequentar como aluna erasmus a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.


Agora que se aproxima o momento de partida, proponho-me realizar uma tertúlia-degustação da Gastronomia da Galiza, também para agradecer o acolhimento desta universidade, da cidade de Vila Real e do espaço da Traga-Mundos – onde frequentei e usufruiu da maioria dos seus eventos, que contribuíram para complementar a minha formação enquanto estudante e como pessoa.

Venha provar o que de mais típico tem a cultura gastronómica da Galiza: empanadas variadas, tortilla espanhola, “rixós”, tarte de Santiago, orellas de carnaval, viño valdeorras, cervexa, sidra, licores, café de “pota” e algumas surpresas mais.

²

O meu nome é Estefanía Seijas Acosta, nacín en A Coruña, na Galiza (Espanha) e sou estudante da licenciatura de Veterinaria na Universidade de Santiago de Santiago en Lugo. Neste ano lectivo de 2012-2013 estou a frequentar como aluna erasmus a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Agora que se aproxima o momento de partida, propoñome realizar unha tertulia-degustación da Gastronomia da Galiza, tambén para agradecer a boa acollida desta universidade, da cidade de Vil Real e do espazo da Traga-Mundos – onde frequentei e participei na maioria dos seus eventos, que contribuiu a completar a miña formación como estudante e como persoa.

Veña probar os pratos mais típicos da gastronomía da Galiza: empanadas variadas, tortilla espanhola, “rixós”, tarta de Santiago, orellas de carnaval, viño valdeorras, cervexa, sidra, licores, café de “pota” e algunhas sorpresas mais.



Preço por participante: 6,00 euros – para estudantes: 5,00 euros.
A pré-inscrição pode ser feita desde já, na Traga-Mundos, ou pelos seguintes contactos: 259 103 113, 935 157 323, traga.mundos1@gmail.com, e o pagamento da inscrição deverá ser feito até 5 de Julho, na Traga-Mundos ou por transferência bancária para o NIB 0033 0000 50068664116 05.

Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
259 103 113 | 935 157 323 | traga.mundos1@gmail.com



Próximos eventos:
- dias 12 e 14 de Julho de 2013: oficina de gravura por Loísi Vechio (Brasil), com o apoio da Fundação Casa-Museu Maurício Penha;
- dia 13 de Julho de 2013 (sábado): apresentação do livro “O Manco Entre Deus e o Diabo” de António Sá Gué;
- dia 20 de Julho de 2013 (sábado): workshop “fazer tofu em casa” por Maria Feliz;
- dia 21 de Julho de 2013: passeio pedestre por Lagoa Trekking;
- dia 27 de Julho de 2013: workshop de fotografia Pinhole por Catarina Lima.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Turismo de fronteira - raia transmontana


A Traga-Mundos foi convidada para estar presente com uma bancada de livros e mais algumas loisas, no ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE TURISMO DE FRONTEIRA - “TURISMO E FRONTEIRAS ENTRE PORTUGAL E ESPANHA ”, nos dias 27-28 de Junho de 2013, no Pólo da UTAD em Chaves (Quinta dos Montalvões s/n – Outeiro Seco – Chaves - Portugal).

«Este encontro tem como objetivo refletir sobre o papel do turismo nos contextos transfronteiriços de Portugal com Espanha, através da criação de um espaço de encontro entre académicos, investigadores, empresários, estudantes, políticos, técnicos e agentes turísticos. 
Ele está enquadrado no projeto de investigação com o título “Dinâmica, situação atual e análise prospetiva 2000-2020 do turismo de fronteira como motor de desenvolvimento na Galiza” (https://sede.micinn.gob.es/cve), dirigido pelo Prof. Dr. Xulio Pardellas (Universidad de Vigo) (Código CSO2011-29529-C04-03) e pelo Prof. Dr. Antonio Campesino (Universidade de Extremadura), financiado pelo “Ministerio de Ciencia e Innovación”.
Pensamos que este encontro é um bom momento para avaliar estas problemáticas e também as políticas de apoio ao turismo transfronteiriço e de fronteira nas diferentes comunidades autonómicas espanholas e nas regiões portuguesas.
A jornada terá lugar nas instalações do Pólo da UTAD em Chaves (ver http://www.esechaves.pt/) e oferece um programa social que permite conhecer, desfrutar e viver alguns aspetos da rurbanidade deste canto do Noroeste Ibérico peninsular e da fronteira (“raia”) luso-galega. O tempo meteorológico que vamos ter nas datas do congresso pode ser consultado em: http://www.meteo.pt/pt/ e http://meteogalicia.es

Sejam Bem-Vindos à UTAD, a Trás-os-Montes e ao território raiano da Portu-Galiza!
Xerardo Pereiro (Da Comissão de Organização)»

terça-feira, 25 de junho de 2013

Mil vozes em poesia


“Mil Vozes em Conserto” de Joaquim de Barros Ferreira
Prémio Nacional de Poesia – 2009 – Fernão de Magalhães Gonçalves

“Mil vozes em conserto” é o oitavo título de poesia de Barros Ferreira, que tem publicado também livros e outros estudos sobre temas de história.
A poesia deste último livro surge-nos mais amadurecida, e por isso mesmo mais intensa e depurada, revelando as inquietações de um homem que interroga o seu tempo através da notação das coisas e das sensações do dia-a-dia. [Grémio Literário Vila-Realense]

Joaquim de Barros Ferreira nasceu a 1 de Novembro de 1940 em Constantim, Vila Real, de mãe com formação no Ensino Primário e pai proprietário, amante da leitura. De seu tio Joaquim de Barros Correia, padre franciscano, poeta, director do Almanaque de Santo António, há-de receber parte da alma da poesia.
Em Outubro de 1951 ingressou no Seminário de Vila Real onde fez os estudos de Humanidades e o curso de Filosofia. Após a sua saída do seminário prosseguiu no Colégio da Boavista, e completou o sétimo no Liceu Camilo Castelo Branco de Vila Real. E é, na verdade, no Seminário de Santa Clara de Vila Real que constrói o primeiro poema com onze anos. Publicou em 1961 “Vilegiatura do dia”.
Depois de acidentado em Angola na guerra do Ultramar, as "Publicações Setentrião", a cujo Movimento pertenceu, a par de António Cabral, Nuno Barreto, Carlos Loures, Eurico de Figueiredo, Edgar Carneiro, José Dias Baptista e outros, fazem sair “Algas e Deuses”, em 1965.
Entretanto termina a licenciatura em História após o que inicia a carreira docente, colaborando em periódicos regionais e dedicando-se à pintura. Como docente, a sua actividade diversificou-se pela Filosofia, Psicologia, Antropologia, Ciências Sociais, Artes e História. Colaborou em jornais e revistas do burgo citadino, chegando também a orientar o jornal do Liceu.
Será a partir de 1993 que manifestará interesse pela investigação no campo das Ciências Humanas, fase a que concede considerável fecundidade até aos anos 2009.
Prestou colaboração no Dicionário dos Ilustres Transmontanos II e III. Pequeno Cancioneiro de Natal, Câmara de Vila Real, Boletim cultural da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real, Revista Tellus, Câmara Municipal de Vila Real, Estudos Transmontanos e Durienses, Arquivo Distrital de Vila Real e outros.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também do autor os títulos: “O Ser da Terra e da Língua”, “Rosa In Flumina” e “Jardins Suspensos”]

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Gente da minha terra


“Mais Gente da minha Terra” de A. Passos Coelho

Mais Gente da Minha Terra é um livro de contos que nos revela tradições e costumes populares de Trás-os-Montes. Inspirado em tradições populares, o autor revela todo o seu potencial recorrendo a um estilo literário sofisticado, e à verdadeira mestria, com que usa a língua portuguesa em toda sua riqueza e esplendor.


Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também do autor os títulos: “Gente da Minha Terra” (contos), “Histórias Selvagens” (contos), “Zélia” (romance), “Memórias de Céu e Inferno”]

domingo, 23 de junho de 2013

Concurso de montras de São João


Concurso de montras de São João
Centro Histórico de Vila Real
«Comércio Tradicional a dar festa à cidade!»



Traga-Mundos a concurso: Vila Real – a cidade dos Santos Populares – e os seus escritores



Estamos abertos a partir das 10h00 até certamente para além das 24h00...
Venha espreitar a nossa montra e visitar-nos!
E traga um@ amig@ também...


sábado, 22 de junho de 2013

Em telhados de vidro


TELHADOS DE VIDRO #18,

com arranjo gráfico de Inês Mateus

 e a colaboração de A. M. Pires Cabral | Abel Neves | Alexandre Sarrazola | Carlos Poças Falcão | Daniela Gomes | Emanuel Jorge Botelho | Fabio Weintraub | Fátima Maldonado | Fernando Cabral Martins | Fernando Curopos | Fernando Guerreiro | Hélia Correia | Inês Dias | Isabel Noguiera | Jaime Rocha | João Almeida | John Mateer | Jorge Roque | José Alberto Oliveira | Luis Manuel Gaspar | Manuel de Freitas | Maria João Worm | Marta Chaves | Miguel de Carvalho | Nuno Moura | Padua Fernandes | Vítor Nogueira

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...



sexta-feira, 21 de junho de 2013

Poesia de final de milénio


“Café Solo” de Miguel Pires Cabral
edição de autor, Vila Real, Agosto de 2010


«Café Solo é a obra inaugural de Miguel Pires Cabral, um jovem poeta que se afigura como legítimo herdeiro da poesia portuguesa do final do milénio.

Nas últimas décadas, o fim das grands récits, anunciado por Lyotard tornou-se uma realidade incontestável, passando a assumir protagonismo os “acontecimentos mínimos” e as versões individuais. A nova hermenêutica, pressuposta por esta mudança de paradigma, trouxe consigo uma poética pautada pela experiência circunstancial e emocional do mundo, caracterizada por um regresso ao sentido traduzido pelo coloquialismo, pela discursividade e, sobretudo, por um intimismo que se revela numa espécie de lirismo enunciativo, de pendor auto-biográfico, ainda que este pretenso autobiografismo não constitua mais do que uma mera estratégia estética. Na realidade, a exploração de um certo tom confessional gera uma maior cumplicidade com o leitor, permitindo-lhe aceder de uma forma mais imediata, porque mais emocional, a um universo poético que se afigura agora como mais partilhável ou reconhecível.
É neste universo poético, onde a aura romântica que colocava o poeta num plano quase divino há muito desapareceu, que podemos incluir Café Solo. De facto, ao longo de toda a obra a aproximação ao mundo faz-se através de uma tomada de consciência de um universo e de um desígnio comuns, bem como de estratégias formais que potenciam a inteligibilidade do poema, como a utilização de uma linguagem sem demasiados artifícios, apoiada, na maioria das vezes, por uma narratividade apenas aparentemente simples. Os poemas são, regra geral, sustentados por uma sintaxe linear, próxima de um registo coloquial, desenvolvendo-se preferencialmente em versos livres que, independentemente da sua variação estrutural, fluem apoiados em encavalgamentos sucessivos.(...)


Café Solo assenta, portanto, na tensão que resulta da intersecção destas múltiplas paisagens, que se distribuem aleatoriamente ao longo do texto, numa aparente aporia criativa. O livro compõe-se, assim, rizomaticamente, como um “puzzle”, numa sucessão de fluxos e intensidades inesperadas a impedir leituras absolutas e definitivas e, esta imprevisibilidade, apesar de, por vezes, desconcertante, pode revelar-se verdadeiramente libertadora e fecunda para o leitor de Miguel Pires Cabral, pois são certamente “vozes inquietas” que se ouvem na sua poesia, a fazer despertar para “outras vidas, outras paragens” (“Outros Poetas”).»

Marta Pessanha Mascarenhas, Porto 28 de Julho de 2010. [Prefácio / Apresentação]

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Caretos de Bragança


Caretos de Bragança

fabrico artesanal, em cerâmica, pintado à mão
versão boneco e versão íman

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

quarta-feira, 19 de junho de 2013

A terra de duas línguas


“A Terra de Duas Línguas – II – Antologia de Autores Transmontanos”
coordenação: Ernesto Rodrigues e Amadeu Ferreira

«Esta capa fantástica foi pintada pelo grande pintor mirandês Manuol Bandarra, captando nesta aguarela toda a vida dos Dançadores como ainda ninguém o tinha feito até agora. Parabéns Manuol Bandarra / Manuel Ferreira. [Lembro que a capa de a Terra de Duas Línguas I é de Graça Morais.]
Cumo se puode ber la cápia deste guapo libro ye de Manuol Bandarra, un trabalho notable, ls dançadores vistos de modo bibo cumo inda naide ls habie bisto. Parabienes, Manuol Bandarra!» Amadeu Ferreira


Autores representados:
em PORTUGUÊS - A.M. Pires Cabral, Alexandre Parafita , Ernesto Rodrigues, Fernando de Castro Branco, Henrique Pedro, José Rodrigues Dias, Manuel Cardoso, Manuel Gouveia, Regina Gouveia, António Afonso, A. Pinelo Tiza, Amélia Ferreira-Pinto, Antero Neto, António Manuel Monteiro, António Modesto Navarro, António Passos Coelho, António Sá Gué, Cláudio Carneiro, Fernando Mascarenhas, Hélder Rodrigues, Idalina Brito, Isabel Mateus, João de Deus Rodrigues, Joaquim Ribeiro Aires, José Lopes Alves, Luís Vale, Manuel Amendoeira, Marcolino Cepeda, Maria Hercília Agarez, Pedro Castelhano, Tiago Patrício, Virgílio Nogueiro Gomes, António Fortuna, Carlos d’Abreu, José Augusto de Pêra Fernandes, José Mário Leite, Nuno Augusto Afonso, António Chaves, Artur Manso, Barroso da Fonte, Isabel Alves, João Cabrita, Lucília Verdelho da Costa, Maria da Assunção Anes Morais, Maria Manuela Araújo.
em MIRANDÉS -Adelaide Monteiro, Domingos Raposo, Maria Rosa Martins, São Sendin, Alcides Meirinhos, Alfredo Cameirão, Bina Cangueiro, Faustino Antão, Alcina Pires, Amadeu Ferreira.


Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

terça-feira, 18 de junho de 2013

Do vinho de missa de Cister ao Vinho do Porto



“Do Vinho de Missa de Cister ao Vinho do Porto – a ‘magna karta’ de 1132” de Altino Moreira Cardoso

«Em confirmação do interesse suscitado pelo meu estudo da História do Vinho do Porto (inicialmente destinado à revista da APHVIN), está em publicação uma segunda edição, muito melhorada, agora com 232 páginas (em vez de 54), com abundante ilustração e referências bibliográficas.

Contendo dados novos, terá um um título actualizado:
DO VINHO DE MISSA DE CISTER AO VINHO DO PORTO–A MAGNA KARTA DE 1132

A investigação do autor incide sobre a história da vitivinicultura no Douro, desde a “fonte do milho“ dos Romanos (séc. V.DC), a que sucedem os Suevos, os Visigodos e os “mortórios“ muçulmanos (séc. VIII-XII), cuja crença proibia o consumo de vinho (neste mundo, não no paraiso, note-se).
Com o início da Nacionalidade e da Dinastia borgonhesa de D. Afonso Henriques (criado em Lamego com Egas Moniz), os frades de Cister (também da Borgonha) marcaram aqui presença com nada menos do que 4 mosteiros.
Para prover de vinho sacramental as numerosas missas, Cister elaborou um projecto de prospecção e compra de terrenos adequados, para onde importou de Borgonha as varas de plantação (o “pé-posto”, anterior a filoxera).
A primeira das várias compras sistemáticas de Cister em Cambres / Lamego foi a dos Varais / Cambres), em 1132 (e não 1142) – onde os frades de Cister plantaram as primeiras varas trazidas da Borgonha (dando esse nome ao lugar).
A escritura (“karta“ de 1132) dos Varais marca a primeira plantação do “vinho de missa”, o licoroso chamado “cheirante de Lamego”, mais tarde chamado ‘vinho do porto‘ por uma questão de exportação, meramente geográfica.
O vinho de missa VLQPRD tem, por lei, um grau de 16-18º de álcool – que a exportação elevou para os 19- 21º do vinho do Porto. Ainda há pouco apareceu um novo vinho de missa licoroso, denominado “Sé de Braga“.
Este estudo da origem do Vinho do Porto vem esclarecer uma lacuna inadmissível na História do Douro e da própria Fundação do Reino.


Sintra, 27 de Maio de 2013
Altino Moreira Cardoso»

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Traga-Mundos em 114.000 exemplares...

“Segredos de Portugal – coisas que descobrimos para si – Norte”

«O Expresso oferece-lhe nas próximas semanas três guias com propostas fora dos habituais e óbvios roteiros turísticos do Norte, Centro e Sul de Portugal e os arquipélagos da Madeira e Açores.
São cerca de 500 dicas para partir à aventura e descobrir sem pressas locais desconhecidos. Desde encontrar um trilho que esconde a mais bela paisagem ou que conduz a uma inesperada piscina natural, passando pela tasca que parou no tempo, a experiência mais invulgar ou ousada, ou os spots trendy das cidades.»

«Este Guia faz parte integrante da edição do Expresso n.º 2120 de 15 de junho de 2013. Não pode ser vendido separadamente»

[ou seja, Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas em Vila Real em 114.000 exemplares (tiragem média do mês de maio...]


domingo, 16 de junho de 2013

Introdução à fotografia de aves


Workshop “Introdução à Fotografia de Aves”
por João Branco (Quercus, Vila Real)
23 Junho (domingo), pelas 08h30
na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, em Vila Real


Esta iniciativa destina-se a pessoas que pretendem abordar, de uma forma prática, a temática da fotografia de aves.
Todos serão bem-vindos, desde quem nunca fotografou aves, aos profissionais, na medida em que se pretende que haja ocasião para discutir vários aspectos desta actividade, inclusivamente com utilização de material especializado de fotografia e tratamento de imagem.

Programa:
08h30 – Encontro na Traga-Mundos onde se fará um breve enquadramento das actividades a desenvolver, das regras gerais de observação e do material a utilizar.
09h30 – Saída para a o local de observação das aves.
12h30 – Encerramento Workshop.

Preço por participante: 8,00 euros – para estudantes e sócios da ATM – Associação Ornitológica de Trás os Montes e Alto Douro: 6,00 euros, para sócios da Quercus 5,00 euros (número mínimo de pessoas: 8, número máximo: 25)
A pré-inscrição pode ser feita desde já, na Traga-Mundos, ou pelos seguintes contactos: 259 103 113, 935 157 323, traga.mundos1@gmail.com, e o pagamento da inscrição deverá ser feito até 21 de Junho, na Traga-Mundos ou por transferência bancária para o NIB 0033 0000 50068664116 05.

Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
259 103 113 | 935 157 323 | traga.mundos1@gmail.com

Próximos eventos:
- dias 27 e 28 de Junho de 2013: participação no Encontro Internacional sobre Turismo de Fronteira “Turismo e Fronteiras entre Portugal e Espanha”, Pólo UTAD de Chaves;
- dia 6 de Julho de 2013 (sábado): tertúlia gastronómica da Galiza, por Estefania Seijas Acosta.

sábado, 15 de junho de 2013

Navalha transmontana


Linha clássica... prática e intemporal !

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...


sexta-feira, 14 de junho de 2013

Temas torguianos

“Dois Homens num só Rosto – Temas Torguianos” de M. Hercília Agarez

em lançamento...

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...
[recordamos que temos o compromisso de sempre disponibilizar a obra completa de Miguel Torga: poesias, diários, teatro, contos, romance, ensaios e discursos; também os títulos “Dar Mundos Ao Coração – Estudos sobre Miguel Torga” organização de Carlos Mendes de Sousa, “Miguel Torga – o simbolismo do espaço telúrico e humanista nos Contos” de Vítor José Gomes Lousada, “Miguel Torga – A Força das Raízes (Um itinerário transmontano)” de M. Hercília Agarez, “O essencial sobre Miguel Torga” de Isabel Vaz Ponce de Leão, “Uma longa viagem com Miguel Torga” de João Céu e Silva, “Miguel Torga: O Lavrador das Letras – Um Percurso Partilhado” de Cristovão de Aguiar, “A Viagem de Miguel Torga” de Isabel Maria Fidalgo Mateus, “Miguel Torga – o drama de existir” de Armindo Augusto, “Ser e Ler Miguel Torga” de Fernão de Magalhães Gonçalves; também os álbuns de Graça Morais (“Um Reino Maravilhoso”) e de José Manuel Rodrigues (“Portugal”); “O meu primeiro Miguel Torga” escreveu João Pedro Mésseder, Inês Oliveira ilustrou]