terça-feira, 30 de abril de 2013

Exposição de pintura de Mariana Morais


Exposição de pintura “Olhares do Mundos 2” de Mariana Morais
inauguração dia 3 de Maio de 2013 (sexta-feira), pelas 21h00, com a presença do autora
exposição de 3 a 21 de Maio de 2013
na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, em Vila Real

«Nova exposição de Mariana Morais, em colaboração com o grupo MOVERE e o Hospital de Chaves, na campanha... Vamos ajudar a Esperança a Crescer (angariação de fundos para meninos de Cabo Verde).
Trata-se de um conjunto de aguarelas e carvões...»



Mariana Morais (F Maria Lotus), pseudónimo de Fernanda Maria Fernandes Guilherme, nasceu no ano de 1973 em S. Tomé do Castelo, Vila Real, e ainda criança partiu com os seus pais, como tantos outros, nesses tempos, para França, onde viveu até aos dezassete anos, altura em que a saudade e o chamamento de terra, a obrigou a regressar.

Concluiu os estudos secundários, no Liceu Camilo Castelo Branco, tendo de seguida, tirado uma licenciatura em letras na UTAD.

Lecionou, durante seis anos, Português e Francês, mas não era essa a sua vocação, a alma de artista, e o chamamento da pintura, e das artes, que sempre se houvera manifestado, apelava cada vez mais à sua sensibilidade, decidindo desde então, a entrega às artes, pintura a óleo fundamentalmente.

Em 2003 entra para a Academia de Artes de Luísa Faria em Vila Real, e inicia, o seu percurso de aprendizagem técnica da pintura a óleo e acrílico, com o pintor Jorge Marinho.

A sua criatividade, depressa a levaram, após conclusão dos estudos, com Jorge Marinho, à criação do seu próprio espaço de trabalho, tendo aberto em 2004, o seu primeiro atelier, em Vila Real.

Experimenta várias técnicas, desde o óleo, o pastel, o carvão ou aguarela, e depressa, atraídos pela sinfonia das suas pinceladas, começam a aparecer os primeiros “alunos” com a curiosidade e a vontade de aprender, com a jovem artista.

Em 2004, expõe pela 1ª vez, trabalhos a óleo sobre tela, numa exposição conjunta, com outro jovem pintor Vila-realense, na Ludoteca da UTAD.

De repente o pequeno atelier da Rua Direita, passa a ser, mesmo pequeno, e decide instalar-se com o seu “Atelier Mariana”, em 2007, num espaço mais amplo, em que possa criar, expôr, e ensinar o cada vez maior número de formandos.

Em Novembro de 2012, é convidada pelo grupo MOVERE (Organização Humanitária) e o Centro Hospitalar de Chaves, a expor uma coleção de aguarelas “Olhares do Mundo” destinada a angariação de fundos, para apoio a crianças necessitadas, da Favela da Boavista em Cabo Verde.

Em Março de 2012, expõe, a convite da Delegação Regional de Vila Real, do Instituto Português da Juventude e Desporto, uma coleção de obras suas, em que foi leiloada uma das obras, destinando-se o valor monetário, a ser entrega à Instituição de apoio a Jovens “Florinhas da Neve”.

Com mais tempo dedicado ao ensino, organiza anualmente as exposições dos trabalhos dos seus alunos, estando atualmente, o Atelier Mariana, a desenvolver a sua atividade, nas Instalações do Centro Cultural e Regional de Vila Real.

Aparece, agora, com esta exposição de aguarelas, na Traga-Mundos, com a coleção “Olhares do Mundo 2” em reposição da Exposição realizada em Chaves, para o grupo MOVERE e que são o seu modesto contributo, para a causa, “Vamos Ajudar a Esperança a Crescer”.

Um agradecimento profundo, a todos aqueles, que podendo, se juntam a nós nesta causa.
A todos um bem-haja
Mariana Morais (F Maria Lotus)
  


Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
259 103 113 | 935 157 323 | traga.mundos1@gmail.com

Próximos eventos:
- de 3 a 21 de Maio de 2013: exposição de pintura de Mariana Morais;
- dia 19 de Maio de 2013 (3.º domingo do mês): passeio pedestre por Lagoa Trekking;
- dia 2 de Junho de 2013 (domingo), pelas 15h00: II.º Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro, na Poética – livros, artes e eventos em Macedo de Cavaleiros.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Papel D'Ouro


Saco garrafa (grande e miniatura) | Bloco Fashion | Mini-Bloco | Álbum de Fotos | Caderno (natura / granito) | Porta-Canetas | Esvazia Bolsos | Livro de Honra | Álbum de capa dura (Mascote)


A Papel D'Ouro é um projeto industrial de fabrico de papel e seus derivados 100 % algodão (tornamos também o espaço visitável de modo a podermos receber escolas e grupos de pessoas interessadas em observar o processo de fabrico e experimentá-lo, não descurando a fileira do turismo e do lazer).


Ecodesign, impermeabilização, durabilidade e resistência são caraterísticas comuns a todos os produtos com a marca Papel D'Ouro. Acrescentaria ainda, e a título pessoal, paixão, identidade e alma!


Susceptível de ser individualizado de várias formas como, por exemplo, através da introdução de elementos externos (naturais ou não), filigranas, relevos e texturas, o papel serve ainda de base à produção de objetos diversificados que esta Microempresa produz e comercializa.
A Diferenciação advém do facto de colocarmos no mercado um produto artesanal, porém inovador e de qualidade, fruto de um processo de  fabrico tradicional e ecológico, passível de ser personalizado e único no que concerne ao seu design e amplitude de aplicações.
De salientar que esta é uma marca associada à região duriense, que também pretende promover.



Porque na Papel D’Ouro a Imaginação é o limite…

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...



sexta-feira, 26 de abril de 2013

Uma mulher...


“A Mulher do Chapéu de Palha” de Graça Pina de Morais

Quando a política estava na ordem do dia, uma mulher nem nova nem velha sai de casa para ir à praia. À luz clara da manhã, rememora a sua vida. «O que poderá ter para mim ainda um sentido?», interroga-se na viagem de eléctrico que a leva de Leça ao mercado de Matosinhos. Aí, um vendedor apregoa por um funil de lata um xarope para todos os males. No regresso, a nortada da tarde vai desagregando a seus olhos a limpidez que a manhã revelara no mar nas ruas e nas gentes. Outras impressões e devaneios infrutíferos a acompanham. Fantasia-se a viajar aos confins do universo correndo risco de vida para levar consigo esta pergunta: «por que motivo os seres humanos se brutalizam uns aos outros?» Conto de recorte autobiográfico ou alegoria sobre a acção humana no mundo A Mulher do Chapéu de Palha constrói uma perturbadora imagem da dilaceração do sujeito.

«Por entre livros novos, livros, densos, livros de novos autores portugueses, livros de autores originários de países imprevisíveis, por vezes, aparece um ou outro livro que chama a atenção por um ou outro motivo. Pela capa, pelo aspecto gráfico no seu conjunto, pela idoneidade da editora, até, pelo tamanho. (...) Pequenino, estava mesmo a calhar para leitura depois do jantar. Em boa hora.
“A mulher bateu a porta de casa e saiu para a avenida”. Assim começa a prosa que nos poderia levar a todo o lado. Desde manhã que uma pergunta a assalta: “O que poderá ter para mim ainda um sentido?”
Graça Pina de Morais leva-nos a percorrer as ruas da cidade com cheiro a maresia, acompanhamo-la de eléctrico de Leça ao mercado de Matosinhos numa escrita não imune à sensibilidade feminina.
Pelo caminho depara-se com um vendedor que apregoa por um funil de lata um xarope para todos os males.
A sua cabeça não pára. A imaginação leva-a a outros mundos. E uma pergunta não lhe sai da cabeça: “por que motivo os seres humanos se brutalizam uns aos outros?”
Sines, 16 de Junho de 2012, Joaquim Gonçalves [livraria A das Artes]

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...
[também da autora os títulos “O Pobre de Santiago”, “A Origem” e “Jerónimo e Eulália”]

quinta-feira, 25 de abril de 2013

25 de Abril sempre!



Exposição de cartazes do 25 de Abril

Para assinalar mais um aniversário do 25 de Abril, de 22 de Abril a 1 de Maio de 2013 está patente na Traga-Mundos uma exposição de alguns dos cartazes oficiais que a Associação 25 de Abril edita anualmente.
Estarão patentes cartazes originais de 1974-1975,1979, 1984, 1988, 1992, 1994, 1999, 2001, 2002, 2003, 2004, etc. São de assinalar algumas raridades, como os cartazes da autoria de João Abel Manta, Vieira da Silva, Júlio Pomar, Relógio. Para além do cartaz oficial deste ano (2013), com o apoio da Associação 25 de Abril.
Por conseguinte, no no dia 25 de Abril e no dia 1 de Maio, a Traga-Mundos também estará aberta, no seu horário habitual, das 10h00 às 20h00 e das 14h00 às 23h00 – respectivamente.


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Prontuário turístico


“Prontuário Turístico” de Celestino M. Domingues
nova edição, revista e atualizada

«Celestino M. Domingues iniciou a sua carreira profissional no setor do turismo em 1951. Viveu e exerceu a sua atividade em Portugal e no estrangeiro (Brasil, Japão, Reino Unido) em diversos setores, tendo colaborado em múltiplos estudos, planos e projetos. Docente nas Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro) e de Lisboa, foi igualmente monitor de vários cursos de especialidade nas áreas do turismo e da hotelaria. No desempenho de cargos oficiais destacam-se o de chefe de gabinete do Secretário do Estado do Comércio Externo do IV Governo (1979) e o de assessor técnico do Secretário de Estado do Turismo, em 1981-1982. Parte da sua vida tem sido dedicada ao estudo e investigação proferindo palestras e comunicações em vários congressos e conferências.
Foi membro e sócio fundador de diversas associações internacionais de turismo, destacando-se a AIEST (Association Internationale d’Éxperts ScientiEiques du Tourisme) e o SKAL (International Association of Travel and Tourism Professionals). Foi eleito membro da Associação Internacional de Peritos Científicos de Turismo e é correspondente da Academia Internacional de Turismo.
Autor, entre outras, das obras Cem Anos de Turismo: Sinopse Cronológica (no prelo), Dicionário de Cerâmica (Caleidoscópio: 2007), Quatro Décadas de Turismo: Contributo de Uma Instituição (IFT: 2004), Prontuário Turístico (INFT: 1980; 1997), Manual de Informação Turística (IPT: 1990), Dicionário Técnico de Turismo (D. Quixote: 1990) e Turismo e Transporte Aéreo (INFT: 1972), publicou ainda um significativo número de artigos na imprensa da especialidade.
Parceria INCM – Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril»


Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...
[também os títulos: “Espaços de Lazer e de Turismo no Noroeste de Portugal” de Luís Saldanha Martins, “Iberografias 19 – Patrimónios, Territórios e Turismo Cultural – Recursos, Estratégias e Práticas” Rui Jacinto (coordenação), “O Rural Plural – olhar o presente, imaginar o futuro” Elisabete Figueiredo (coordenação geral), “A Cidade e os Novos Desafios Urbanos” Rui Jacinto (coordenação)]

terça-feira, 23 de abril de 2013

Prémio Douro Empreendedor: 18 seleccionados, 15 noticiados...



«COMO SE ESTRAGA UMA BOA IDEIA
Em boa hora a Rede Empreendedouro promoveu o prémio Empreendedor 2012. É uma aliciante para a inovação, um incentivo e motivação para os empresários e um bom modo de reconhecer o trabalho, dedicação e esforço de todos os que aqui labutam por um Trás-os-Montes e um Alto Douro melhores. Por isso o nosso aplauso e o nosso incondicional apoio. No dia 12 do corrente mês tivemos acesso a um mail que informava os dezoito, seis em cada categoria, dos mais de sessenta concorrentes ao prémio “Empreendedor 2012”. Segundo o mail, as empresas estavam nas três tabelas discriminados por ordem alfabética. As empresas que passaram à fase seguinte foram céleres, com natural razão, em divulgar junto dos seus colaboradores e clientes o honroso acontecimento. No dia quinze recebemos e publicamos uma lista com quinze empresas, cinco de cada categoria donde não constavam a Douro Natur Eqqus Resort, a Geodouro – Consultoria e Topografia,Lda e a Traga Mundos – Livros e Vinhos, Coisas e Loisas do Douro Património Mundial. Da dúvida que nos assaltou pedimos explicações para a organização para melhor podermos informar os nossos leitores. Infelizmente, e até agora, a nossa dúvida não foi esclarecida. Soubemos, contudo, que as empresas que passaram à segunda fase do concurso são na realidade as dezoito mas que, para a imprensa, só tinham sido enviadas as primeiras quinze. Ficámos todos, e o juri da selecção final, a saber que, as empresas eliminadas do comunicado para a imprensa, tinham sido as sextas classificadas. Não valeu a pena fazerem a listagem por ordem alfabética. Pelo menos para as empresas maltratadas. Resta-lhes uma certeza e uma consolação: não foram as primeiras nem as últimas. Foram as sextas, honrosamente classificadas, no meio de tantas outras concorrentes. Pena é que as referidas empresas que contavam com uma promoção idêntica à das restantes que passaram à segunda fase, se vissem, de repente, negativamente discriminadas. Para bem da credibilidade do prémio, dos promotores e da região era bom que houvesse mais algum cuidado. E já agora: um pouco mais de consideração pelos órgãos de comunicação social.»
por Mário Mendes, Tribuna do Douro, 22 Abril 2013

segunda-feira, 22 de abril de 2013

colecção de pacotes de açucar


colecção de pacotes de açúcar com diversos motivos de Vila Real


I Encontro Colecionadores Cidade de Vila Real

09-03-2013

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

sábado, 20 de abril de 2013

Atelier "cosmética natural caseira"



Atelier “cosmética natural caseira”
por Maria Feliz
dia 27 de Abril de 2013 (sábado), pelas 21h00
na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, em Vila Real


“Vamos conhecer algo económico e mais saudável sobre produtos naturais através de plantas aromáticas. Especialmente saber como se faz um bom hidratante para o rosto e um creme para as mãos ou os pés”, afirma Maria Feliz.

«“As substâncias industrializadas são provenientes das substâncias naturais”, explica a dermatologista e nutróloga Paula Cabral. “A diferença está na conservação e na concentração”. É por isso que uma misturinha bem preparada, com ingredientes frescos e nas doses certas, pode ser ótima para a pele. O único inconveniente é que é preciso aplicar logo após o preparo, para evitar a oxidação e a deterioração das substâncias. Poderá utilizar alguns elementos que estão nas suas proximidades: na sua casa, no quintal, na natureza. Deste modo, só falta aplicar e desfrutar das suas propriedades.»

Tragam dois boiões de vidro para aquecer em banho-maria, uma colher e um garfo, um caderno para apontar as receitas, boa disposição e vontade de trabalhar com as mãos!

Preço
15€ por pessoa - desconto especial a estudantes: 12€
[número mínimo de pessoas: 8, número máximo: 12]

A pré-inscrição pode ser feita desde já, na Traga-Mundos, ou pelos seguintes contactos: 259 103 113, 935 157 323, traga.mundos1@gmail.com, e o pagamento da inscrição deverá ser feito até 26 de Abril, na Traga-Mundos ou por transferência bancária para o NIB 0033 0000 50068664116 05.

Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
259 103 113 | 935 157 323 | traga.mundos1@gmail.com

Próximos eventos:
- de 12 a 30 de Abril de 2013: exposição de pintura de Fernando Barros;
- dia 25 de Abril: exposição de cartazes oficiais da Associação 25 de Abril;
- dia 3 de Maio de 2013 (sexta-feira), pelas 21h00: inauguração de exposição de pintura de Mariana Morais (com a presença da autora);
- de 3 a 21 de Maio de 2013: exposição de pintura de Mariana Morais;
- dia 19 de Maio de 2013 (3.º domingo do mês): passeio pedestre por Lagoa Trekking;
- dia 2 de Junho de 2013 (domingo), pelas 15h00: II.º Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro, na Poética – livros, artes e eventos em Macedo de Cavaleiros.



sexta-feira, 19 de abril de 2013

Arado



“Arado” de A.M. Pires Cabral

Arado
I

A mecânica do arado é rudimentar,
clarividente e sóbria. Nada tem
em demasia: o que a função requer
e nada mais.

No perfil eficiente do arado
há qualquer coisa de navalha, qualquer coisa
de falo em riste, em transe de fecundar.

De facto, noutros tempos,
era o arado que rasgava a terra,
fazia dela um ventre aconchegado -
cenário certo para o deflagrar da vida
que vai dentro das sementes.

Isto foi no tempo em que havia agricultura
nos gestos quotidianos dos homens
e das mulheres.

II

O arado ainda está no curral,
encostado a um canto.

Já ninguém o usa, à excepção
das galinhas que se empoleiram nele
quando chega a hora de cismarem.

Por enquanto tem sido poupado ao fogo,
como se no seu futuro estivesse
ainda escrito um último regresso
às genésicas tarefas da lavoura.

Mas ele sabe que nada disso está escrito.
Melancólico, antecipa
a hora da corrosão.

III

Mas o arado perpetua-se em mim.
De facto, em horas de arriscada exaltação,
gosto de pensar nestes versos como sendo
um arado com que rasgo outras terras
mais voláteis e menos aráveis,
e nelas julgo deixar alguma semente.

Pura ilusão.
Nem as tais terras se deixam rasgar
assim facilmente,
nem o meu arado tem vocação de vida.

De modo que retorno ao arado
que de facto arou.

Ei-lo cabisbaixo no quintal.
Não sei de mais lastimosa coisa
do que um arado ferido de desuso,
encostado a um canto,

poleiro improvisado,

pasto de ferrugem e carcoma,

lenha em breve.

“Arado” foi Prémio de Poesia do Pen Clube Português, em 2009 – ex-aequo com “O Desdobrar da Sombra, seguido de Fragmentos de um Labirinto” de Maria da Saudade Cortesão Mendes.  O Júri era constituído por Fernando J. B. Martinho, Teresa Salema e Maria João Cantinho.


Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...
[também do autor os títulos: “O Cónego”e “A Loba e o Rouxinol” (romance); “O Diabo Veio Ao Enterro”, “O Porco de Erimanto” e “Os Anjos Nús” (contos); “Que Comboio É Este”, “Arado”, “Antes Que O Rio Seque” e “Cobra-D’Água” (poesia); “Trocas e Baldrocas ou com a natureza não se brinca” com ilustrações de Paulo Araújo (infanto-juvenil); “Páginas de Caça na Literatura de Trás-os-Montes” (selecção de textos e organização, antologia); “Aqui e Agora Assumir o Nordeste” (antologia) selecção e organização de Isabel Alves e Hercília Agarez; “As Águas do Douro” coordenação Gaspar Martins Pereira]



quinta-feira, 18 de abril de 2013

Monografia de Torre de Moncorvo


“Torre de Moncorvo – Município Tradicional” de Ilda Fernandes

Trata-se de uma monografia, completa, da Vila de Torre de Moncorvo. É uma obra que abrange todas as épocas históricas desta vila do Nordeste Transmontano e analisa-a em todas as suas vertentes: humana, cultural, paisagística, linguística, climática...



Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...
[também os títulos: “História Política de Torre de Moncorvo (1890-1926)” de António Júlio Andrade, “Os Isidros – A Epopeia de Uma Família de Cristãos-Novos de Torre de Moncorvo”]

terça-feira, 16 de abril de 2013

Traga-Mundos no EIRI


A Traga-Mundos foi convidada para estar presente com uma bancada de livros no
EIRI – 17.º Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
16 e 17 abril de 2013
DLAC & CEL
Complexo Pedagógico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Hoje e amanhã decorre na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro o XVII Encontro Internacional de Reflexão e Investigação (EIRI.2013). A sessão de abertura terá lugar no dia 16, às 10h, no auditório principal.do Complexo Pedagógico. Este encontro, com periodicidade anual, tem como objetivo principal a divulgação da investigação realizada pelos docentes do Departamento de Letras, Artes e Comunicação da UTAD assim como dos seus mestrandos e doutorandos, e conta, nesta edição, com palestrantes oriundos de países europeus e americanos.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Traga-Mundos em TOP 6




«Ex.mo(a) Sr(a)

Na sequência da vossa candidatura ao Prémio “Douro Empreendedor 2012", que desde já agradecemos o vosso interesse e participação, vimos por este meio comunicar a votação e seleção das 13 instituições que constituíram o júri de seleção deste prémio e das 6 candidaturas mais votadas em cada uma das 3 categorias:

“Novas Empresas”
“Empresas que Fazem o Douro”
“Douro Uma Boa Região Para Investir”
Cachicos - Pedacinhos De Fruta Das Terras De Miranda Douro   
Douro Boys
Bairro Do Casal, Turismo De Aldeia, Soc. Unipessoal Lda
Douro Skincare, Unipessoal Lda
Duorum Vinhos SA
João Brito E Cunha, Lda
Douro Natur Equus Resort
Geodouro Consultoria E Topografia, Lda
Néctar da Sabedoria – Vinhos e Enoturismo, Lda
Low Cost Douro Tours (Ideia De Negócio)
Quinta Da Avessada - Enoteca Douro
Quinta do pessegueiro, Sociedade Agrícola e Comercial, Lda
Lusa Saudade, Unipessoal LDA
Restaurante DOC
Traga-Mundos - Livros E Vinhos, Coisas E Loisas Do Douro - Património Mundial
TeaPort
SOLICEL-Sociedade Do Centro Industrial De Esteios De Lousa, Lda.
William Smith & Lima Lda.

Estas seis candidaturas são as que irão passar à 2ª fase do concurso, onde serão definidos pelo júri de premiação os vencedores.
Aproveitamos para comunicar que os vencedores a cada uma das categorias será anunciado na gala do prémio a realizar no final do mês de Maio, em data e local a anunciar oportunamente.
Formalizaremos brevemente o convite para a participação de todos na gala de apresentação do prémio "Douro Empreendedor", contando desde já com a vossa presença.
Nota : A ordem porque aparecem os projetos corresponde à ordem alfabética dos projetos por categoria.
Com os nossos melhores cumprimentos,
A Rede Empreendouro»


domingo, 14 de abril de 2013

no IV Encontro Livreiro


Em Agosto de 2011 reiniciei actividade em Portugal, depois de uma ausência de 4 anos em Kiel (Alemanha) e de 5 anos como voluntário em Cantchungo (Guiné-Bissau), com a ideia de abrir uma livraria regional (temática) em Vila Real (Trás-os-Montes e Alto Douro).
Ao tempo as notícias não eram animadoras: «Cem lojas fecham, em média, por dia devido à queda do consumo em Portugal», segundo a Confederação de Comércio e Serviços em 24 de Agosto de 2011.
“Tu regressas a Portugal e vais abrir uma loja?! Ainda por cima numa época como esta?! Estás maluco...” afirmam os meus amigos e familiares.
“Vais abrir uma livraria?!” Estás maluquinho...” acrescentam os mesmos amigos e familiares.
[Entretanto, quem se lembra da Trama, da 107, da Portugal, da Poesia Incompleta, da Loja de História Natural, da...]

Nos preparativos e pesquisas para organizar e montar o projecto, procurei solicitar informação e aconselhamento nas livrarias independentes e deparei com o blogue Encontro Livreiro. Telefonei para a livraria Culsete e falei com Manuel Medeiros. Para quem conhece o Livreiro Velho, sabe que recebi uma doutrinação crua e pertinente, lúcida e sem rodriguinhos – também me remeteu para Bruno Malheiros, pela sua experiência recente de abrir uma livraria: a Capítulos Soltos, em Braga. Foi assim que nasceu a Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro...


A 21 de Março de 2012 foi com naturalidade que viajei para Setúbal, para participar no III Encontro Livreiro, uma realização anual na livraria Culsete. Com cinco meses de actividade, foi novamente muito importante ter encontrado um ambiente informal de partilhas e aprendizagens, com diversas personagens do mundo livreiro – foi como carregar baterias de motivação. Regressei com a convicção e vontade de que seria importante realizar um encontro regional, com este modelo e metodologia.

No início deste ano de 2013, iniciamos os preparativos e lançamos a proposta aos colegas da região. Foi assim que a 24 de Março, na livraria Traga-Mundos em Vila Real, aconteceu o I.º Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Se nem todas puderam marcar presença, ainda assim, «para além da Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, 5 livrarias da região – a saber, a Poética – livros, artes e eventos (Macedo de Cavaleiros), a Livraria Rosa d’ Ouro (Bragança, Livraria Aguiarense (Vila Pouca de Aguiar), a Livraria Dinis (Valpaços) e a Livraria Branco (Vila Real) – responderam afirmativamente ao convite para se sentarem à mesma mesa e debaterem preocupações comuns e sinergias possíveis para uma melhor estratégia de afirmação das livrarias ditas “tradicionais”.
Os livreiros deixaram o seu testemunho e algumas preocupações derivadas da própria conjuntura actual, mas do encontro saíram já algumas intenções de conciliação de esforços, nomeadamente ao nível da partilha de novidades editoriais de cada concelho, da cooperação na apresentação de livros de autores na região e da permuta de informação sobre eventos que cada uma realiza na sua região.»

«No sentido de manter a continuidade do debate e de trazer cada vez mais livrarias para o mesmo, ficou já agendado para o dia 2 de Junho um novo encontro, que decorrerá, desta feita, na livraria Poética, em Macedo de Cavaleiros.» O ideal seria até ao final do ano realizarmos uma ronda de encontros, conhecendo também o recanto e ambiente de cada uma das livrarias – estreitando cooperações. A 30 de Novembro estaremos certamente em sintonia e empenhados em assinalar o Dia da Livraria e dos Livreiros em rede.

António Alberto S.F. Alves
Traga-Mundos

sábado, 13 de abril de 2013

Passeio pedestre: trilho de Miguel Torga


Passeio pedestre pelo Trilho de São Martinho de Anta / Miguel Torga
dia 21 de Abril de 2013 (domingo), pelas 7h30
por Lagoa Trekking

"GLORIA
Depois do Inverno, morte figurada, 
A Primavera, 
uma assunção de flores. 
A vida Renascida 
E celebrada 
Num festival de pétalas e cores." 

Miguel Torga, (Abril 1985) in diário XIV


Em cada terceiro domingo do mês[*] a Lagoa Trekking irá organizar uma actividade para a Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real.
Assim, para Abril, no dia 21, domingo, para se olhar e sentir as flores silvestres da Primavera, com evocações torguianas, propomos:

Percurso pedestre pelo Trilho de S. Martinho de Anta / Miguel Torga – concepção de Eduardo Ferreira (Licenciatura de Turismo, UTAD)
«São Martinho de Anta é sede de freguesia com o mesmo nome, no concelho de Sabrosa, terra natal do escritor Miguel Torga. Para além da referência a Anta, encontram-se outras como castro e pala, que denotam o povoamento muito mais antigo deste território.»
Trata-se de um percurso circular, com início em São Martinho de Anta, no largo fronteiro à Casa de Miguel Torga, em direcção a Arcã, onde poderão olhar uma encantadora fonte de águas refrescantes. Continuamos o percurso, com passagem pela Mamoa de Madorras e por diversos marcos de território. Em Garganta destaca-se a igreja e deixem-se encantar pelo recinto do santuário de Nossa Senhora da Azinheira, regressando a São Martinho de Anta.
Do ponto de vista geológico, atravessaremos uma formação rochosa de natureza ígnea – uma paisagem granítica resultante de milhões de anos de acção erosiva. Em termos de fauna, poderemos observar o Melro-azul (Monticola solitarius), a Rabirruivo (Phoenicurus ochruros) e o Corvo (Corvus corax), e em termos de flora, líquenes, fetos fissurícolas, armeria transmontana, cravos silvestres e as torgueiras em flor.
Dificuldade – Fácil / Média
Duração da caminhada – 4 horas e 30 minutos aprox.

O ponto de encontro é na Traga-Mundos, pelas 7h30, para organizarmos o transporte de todos os participantes – quem estiver mais próximo de São Martinho de Anta, o ponto de encontro será no largo. Asseguramos igualmente mochila day pack, poncho de chuva, bastões de trekking, seguro de acidentes pessoais, boa disposição e um café na aldeia. É aconselhável cada um levar um bom agasalho, botas confortáveis e impermeáveis, água para beber e, caso necessitar, comida leve e energética. Venha trekkar connosco...
Preço por participante: 15,00 euros – preço para estudantes: 13,00 euros (número mínimo de pessoas: 8, número máximo: 20)
Inscrições (até 19 de Abril) na Traga-Mundos, ou pelos seguintes contactos: 259 103 113, 935 157 323,traga-mundos1@gmail.comtolagoa@gmail.com. Transferência bancária para NIB 0033 0000 45418719535 05.
[* Salvo outros compromissos por parte da Lagoa Trekking e/ou Traga-Mundos]



Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
259 103 113 | 935 157 323 | traga.mundos1@gmail.com

Próximos eventos:
- dia 13 de Abril de 2013 (sábado), pelas 21h00: tertúlia “Douro – natureza, paisagem e poesia” por José Alves Ribeiro;
- dia 21 de Abril de 2013 (3.º domingo do mês), pelas 7h30: passeio pedestre pelas flores silvestres da Primavera, pelo Trilho de S. Martinho de Anta / Miguel Torga;
- dia 27 de Abril de 2013 (sábado), pelas 21h00: atelier de cosmética caseira por Maria Feliz;
- dia 2 de Junho de 2013 (domingo), pelas 15h00: II.º Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro, na Poética – livros, artes e eventos em Macedo de Cavaleiros.